Abril na Biblioteca de Alcântara
Programação da Biblioteca de Alcântara inserida no programa Abril em Lisboa, da EGEAC.
Programa
Colóquio Internacional (organizado pelo CES – Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, através do projeto MAPS – Pós-memórias europeias: uma cartografia pós-colonial, em parceria com outras entidades europeias)
– 48 X 48, um passado europeu contemporâneo
– As temporalidades portuguesas ao espelho: 48 anos de democracia, 48 anos de ditadura
5 e 6 mai
Poemar para uma Resistência
Noite de palavras ditas, acompanhadas por música ao vivo, numa seleção de textos de poetas que fizeram da palavra a sua arma de resistência e liberdade. Palavras para celebrar o “dia inicial inteiro e limpo”.
23 abr: 21h30
Couple Coffee
O duo Luanda Cozetti (voz) e Norton Daiello (baixo) mistura as influências do jazz, da bossa nova, da música popular portuguesa e do chorinho, apresentando um trabalho
singular e eclético.
24 abr: 21h30
Nome: Participa! Constrói a tua Biblioteca!
A atividade parte do desafio lançado na fanzine comemorativa do primeiro aniversário da Biblioteca de Alcântara e visa convidar os alunos das escolas locais a participarem ativamente na construção da biblioteca. A ideia é abrir um espaço de reflexão sobre o programa funcional da biblioteca, coleção e programação, no qual os jovens assumirão o papel de consultores, contribuindo com novas ideias e projetos.
8 abr: 11h
Uma no Cravo outra na Ferradura
O que é viver em liberdade? E em democracia? Antes do 25 de Abril como viviam os nossos avós? E como é agora o mundo que nos rodeia? Dando uma no cravo e outra na ferradura, fazemos uma viagem no tempo através de um jogo que nos leva a pensar juntos numa AGS.
5, 7, 12, 13, 19, 23 abr: 11h
Olá Igualdade!
O objetivo deste projeto é abordar as questões de género, abrindo espaço para a criação de uma plataforma coletiva de entendimento sobre o tema, onde possa existir lugar para diferentes interpretações e reflexões na busca pela igualdade.
9 abr: 14h
4, 11 mai: 11h
Biossincrasias
Esta atividade promove o conhecimento de biografias de personalidades que marcaram positivamente a história da humanidade e cujo percurso pode servir de inspiração para os públicos infantojuvenis. Serão analisadas as biografias de José Dias Coelho e Maria Lamas.
11, 14 abr: 11h
23 abr: 14h
Vidas e Memórias de Bairro
Oficinas da memória em torno do 25 de Abril
8, 22 abr: 15h
Zeca e Adriano: da balada de Coimbra ao canto de intervenção
Em 2022, assinalam-se os 40 anos da morte de Adriano Correia de Oliveira e os 35 anos da morte de José Afonso. Em parceria com a Associação José Afonso (AJA), a Biblioteca de Alcântara presta homenagem a dois dos maiores vultos da música portuguesa através de duas palestras animadas com música.
8 abr: 18h
Local: