Alina Zaharia
A fada do salgueiro
A exposição integra um conjunto de fotografias e projeções de vídeo que abordam um estilo documentário cuja narrativa sensorial convida à reflexão sobre a condição da mulher na sociedade atual. Embora tenha um caráter profundamente pessoal, sendo um projeto autobiográfico, a exposição debate temas gerais como a reconstrução da memória, a reconciliação com o passado e a autoidentidade.
Algumas das fotografias foram tiradas por Alina Zaharia em 2021, numa viagem à terra natal, na aldeia de Salcia, distrito de Brăila, Roménia. Aliás, o título da exposição foi inspirado na lenda romena “A Rapariga do Loureiro” e adaptado como uma metáfora da identidade, sempre à procura de definir a herança espiritual e cultural que a autora traz para o seu domicílio ocidental.
A exposição também integra fotografias tiradas em Portugal, como uma continuação das vivências da Roménia.
Durante o período em que a exposição será apresentada, a partir da temática proposta pela artista, serão organizados vários eventos conexos, como um workshop de fotografia, uma mesa redonda com convidados portugueses e visitas guiadas, cujas datas serão anunciadas posteriormente.
Segunda a quinta, das 10h às 17h
Ficha técnica:
Curadoria de Vítor Nieves
Local: