Amigos Imaginários

Filme-performance de Rita Barbosa

cinema
15 novembro a 16 novembro 2019
sex: 21h30; sáb: 21h30
Rua das Gaivotas 6
Amigos Imaginários

Amigos Imaginários é um filme-performance no qual o público é convidado a assistir à projecção de um filme, em fase de montagem, que é sonorizado ao vivo num estúdio de​foley. Uma especulação sobre o que poderá ser o cinema, tirando partido de um dos artifícios mais utilizados para a construção d​a ilusão da verdade.

O filme propõe ​desiludir o espetador, ​impedindo que este se esqueça da irrealidade e dos truques da magia do cinema, ao fazer crer que tudo é verdade. Um realizador diletante e três performers não-profissionais do ​foley fazem do filme uma partitura. Enquanto o gesto dos performers procura de forma literal e obsessiva os ruídos que mexem com as coisas e com os seres do filme, o que vemos é o desmantelar da ilusão, pondo a nu os mecanismos da mentira.

O realizador, aproveita-se da oportunidade para jogar com as possibilidades, fazendo experiências com narrações, que oscilam entre o mundo contado em pequenas e lúdicas histórias e o mundo comentado em desabafos de um montador inquieto. A natureza das imagens e dos sons é construída a partir de uma colecção de anotações, entre o diário e o ficcional, num contraponto entre imagem-filme e imagem-performance. Como num espaço neo-cubista, a verdade é libertada de um automatismo perceptivo, abrindo caminho ao acaso e evocando fantasmas – os amigos imaginários.

Local: