Este evento já ocorreu.

Antônio Bispo dos Santos: quilombo como reação ao colonialismo

literatura
28 outubro 2020
16h00
Antônio Bispo dos Santos: quilombo como reação ao colonialismo

Antônio Bispo dos Santos – escritor brasileiro, mestre quilombola, lavrador e relator e tradutor de saberes – vem à Culturgest falar sobre o que é ser quilombola como reação ao colonialismo, sobre ativismo e pluralismo na conversa A Difícil Arte da Confluência, transmitida em live streaming, no dia 28 de outubro, às 16h, nas redes sociais ( Facebook e YouTube) da Culturgest.

Quilombo é o nome dado aos lugares onde as pessoas que fugiam da escravatura no Brasil se abrigavam, acabando por dar lugar a comunidades autónomas que sobreviviam em profunda relação ecológica com o território. De uma forma simplista, quilombo é, segundo Antônio Bispo dos Santos, “uma reação ao colonialismo. Visto de uma forma mais aprofundada, quilombo é um modo de vida contra-colonialista que aceita e defende a pluralidade”.

No seu livro Colonização, Quilombos: Modos e Significações, Antônio Bispo dos Santos apresenta uma perspectiva nova no campo de ensaios de interpretação do Brasil: a visão dos quilombos, das comunidades de negros que se rebelaram contra a violência do regime escravo e se tornaram historicamente um símbolo maior da luta dos povos do Novo Mundo contra a escravidão e o racismo e pela afirmação de comunidades auto-sustentáveis.