Are You a Tourist?

O que é “ser turista”?

ciência
12 julho a 30 novembro 2019
Padrão dos Descobrimentos
Are You a Tourist?

A exposição mimetiza o ambiente turístico, recorre a filmes, gadgets, aparato e sinalética que convidam ironicamente os visitantes a converter os turistas em atração/destino turístico.

A mostra pretende convidar à reflexão sobre as práticas turísticas, e a arbitrariedade dos limites do que é ‘ser’ turista, contrapondo-o com os ‘residentes’ e com outras figuras em mobilidade de lazer ou não. O objetivo central é o de habituar o olhar a ver ‘locais’ e ‘turistas’ como pessoas/habitantes do mesmo mundo, expondo ambos ao largo espectro de mobilidade de humanos e aos encontros e desencontros que ele proporciona.

Inclui ainda com um pequeno núcleo evocativo da evolução das práticas turísticas nos últimos 50 anos em Portugal, e seu enquadramento na evolução do mundo.

Comissariada por Maria Cardeira da Silva e Marta Prista, com Jonas Amarante (CRIA/Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa) e concepção plástica da responsabilidade do pintor António Viana.

 

 

Visitas temáticas:

15 de Setembro, 11h. Fotografar, filmar, partilhar, com Jonas Amarante, CRIA/NOVA-FCSH.

6 de Outubro, 11h. Lisboa e seus turistas/ Lisbonne et ses touristes, com  Frédéric Vidal, CRIA/Universidade Lusófona de Lisboa.

10 de Novembro, 11h. Viajando por entre representações turísticas do destino Portugal, com Maria José Aurindo, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, e Marta Prista CRIA/NOVA-FCSH.

8 de Dezembro, 11h. E o que é um turista afinal? com Maria Cardeira da Silva e Marta Prista.



6 €

Local: