As estreias da semana
Nos cinemas a partir de 3 de outubro
Quinta-feira é dia de estreias no cinema. Esta semana chegam às salas três longas-metragens portuguesas: Sobreviventes, de José Barahona; Mãos no Fogo, de Margarida Gil e Operário Amador, de Ramón de Los Santos. Estreia também um programa de três curtas-metragens protagonizadas por personagens femininas: Um Caroço de Abacate, de Ary Zara, As Sacrificadas, de Aurélie Oliveira Pernet e By Flávio, de Pedro Cabeleira. De salientar ainda o segundo filme de Todd Phillips, Joker: Loucura a dois, centrado na personagem Joker, e que tem Joaquin Phoenix e Lady Gaga a interpretar os protagonistas.
Sobreviventes
De José Barahona, com Anabela Moreira, Zia Soares, Ângelo Torres, Miguel Damião
POR/BRA, 2024, 107 min., M/16
A história do naufrágio de um navio negreiro entre Angola e o Brasil, em meados do século XIX, altura em que o tráfico de escravos já se encontrava em fase de extinção. A narrativa retrata as tensões que se criam entre os sobreviventes, senhores e pessoas escravizadas, cruzando a perspetiva colonial portuguesa com a dos angolanos, retirados à força de Angola e escravizados no Brasil.
Mãos no Fogo
De Margarida Gil, com Carolina Campanela, Rita Durão, Marcello Urgeghe
POR, 2024, 109 min.
A história segue Maria do Mar, estudante de cinema que está a acabar um documentário sobre os velhos solares do Douro e que servirá para sustentar a sua tese sobre o real no cinema. A sua confiança ilimitada no “visível” e a sua ingenuidade, são postas à prova quando se apercebe que a vida dentro da mansão que filma não é assim tão inocente.
Que Mulheres Serão Estas?
De Ary Zara, Aurélie Oliveira Pernet, Pedro Cabeleira
POR, 2022, 68 min., M/14
Três curtas metragens que se focam em três perfis femininos: Um Caroço de Abacate de Ary Zara; As Sacrificadas de Aurélie Oliveira Pernet e By Flávio do Pedro Cabeleira. Três mundos, três histórias e três mulheres que, apesar das diferenças nos seus percursos, partilham a mesma resiliência e uma busca comum por construírem o seu próprio destino.
Operário Amador
De Ramón de Los Santos
POR, 2021, 90 min., M/12
filme relata a viagem de Sérgio Agostinho ao terreno humano que viu germinar a sua paixão pelo Teatro. Este terreno é formado pela memória do seu pai – Faria Martins – e por mais alguns operários têxteis, que na década de 70 tiveram a ideia de fundar uma companhia de teatro em Joane: O Teatro Construção.
Joker: Loucura a dois
De Todd Phillips, com Joaquin Phoenix, Lady Gaga, Zazie Beetz
EUA, 2024, 138 min.
Arthur Fleck está institucionalizado em Arkham, à espera de ser julgado pelos seus crimes como Joker. Enquanto luta contra a sua dupla personalidade, Arthur não só encontra o amor verdadeiro, mas também a música que sempre esteve dentro dele.
Filhos
De Gustav Möller, com Sidse Babett Knudsen, Sebastian Bull, Dar Salim
DIN/SUE, 2024, 100 min., M/14
Uma guarda prisional idealista, que enfrenta o dilema da sua vida quando um jovem do seu passado é transferido para a prisão onde trabalha. Sem revelar o seu segredo, Eva pede para ser transferida para a ala do jovem, a mais dura e violenta da prisão. Aqui começa um perturbador thriller psicológico, onde o sentido de justiça de Eva põe em risco a sua moralidade e o seu futuro.
Os Vizinhos Lá de Cima
De Olivier Ducray e Wilfried Méance, com Isabelle Carré, Bernard Campan, Julia Faure, Pablo Pauly
FRA, 2024, 77 min., M/12
Sophia, casada há muito tempo com Xavier, convida os jovens vizinhos do andar de cima para jantar. À medida que a noite se desenrola uma série de revelações expõem a complexidade dos relacionamentos.
Medieval
De Petr Jákl, com Ben Foster, Sophie Lowe, Til Schweiger
CHE, 2022, 125 min.
Inspirado na história verídica de um dos maiores guerreiros da história, o ícone e senhor da guerra checo do século XV Jan Žižka. O filme narra uma história de amor e de guerra, num momento em que o Sacro Império Romano está mergulhado no caos.