As estreias da semana
Nos cinemas a partir de 15 de setembro
Quinta-feira é dia de estreias no cinema. Numa semana com muitos filmes a estrear nas salas o destaque vai para o cinema português com a exibição de três novos filmes: O Jovem Cunhal, de João Botelho, que oferece um retrato de Álvaro Cunhal símbolo do comunismo português; A Ilha das Mentiras, de Paula Cons, uma coprodução Portugal, Espanha e Argentina; e Daniel e Daniela, um documentário que marca a estreia da jornalista Sofia Pinto Coelho. Ainda esta semana de assinalar a estreia de Óculos Escuros, o mais recente trabalho do mestre do terror, Dario Argento.
O Jovem Cunhal
De João Botelho, com Carolina Campanela, Jaime Baeta, Hugo Mestre Amaro, João Barbosa
POR, 2022, 75 min.
O revolucionário Álvaro Cunhal, símbolo do comunismo português e gigante político do século XX. É nada menos que uma figura maior que a vida, agora examinada pela câmara de João Botelho, num filme detectivesco, em que se exploram os primeiros anos da vida do histórico dirigente do Partido Comunista Português. Pelo meio, são encenados excertos dos seus próprios livros. O filme tem exibição exclusiva no Cinema Nimas no dia 18 de setembro.
A Ilha das Mentiras
De Paula Cons, com Nerea Barros, Darío Grandinetti, Aitor Luna
POR/ESP/ARG, 2020, 90 min., M/12
Baseado em factos reais. Na madrugada de 2 de janeiro de 1921, o vapor Santa Isabel, com 260 pessoas a bordo, a caminho de Buenos Aires, naufraga ao largo da rochosa costa da ilha de Sálvora. À falta de homens na ilha, três jovens pescadoras, María, Josefa e Cipriana, lançam-se ao mar, salvando 48 pessoas – um ato heroico que lhes sairá muito caro. Ao saber da história, León, um jornalista argentino, apressa-se a Sálvora para cobrir as notícias. À medida que avança na investigação, aumenta a sua suspeita de que o naufrágio não terá sido um acidente e de que as heroínas escondem um terrível segredo.
Daniel e Daniela
De Sofia Pinto Coelho
POR, 2022, 83 min., M/12
Um pai de 83 anos e uma filha de 12 exploram as suas raízes numa viagem por Cabo Verde, São Tomé e Principe e Guiné-Bissau. Ao sabor de um road movie, o filme explora o tema do colonialismo, da afirmação racial e do desenvolvimento em África.
Óculos Escuros
De Dario Argento, com Asia Argento, Ilenia Pastorelli, Andrea Gherpelli, Mario Pirrello
ITA, 2022, 86 min.
Em Roma, um eclipse bloqueia o sol, escurece os céus num dia quente de verão. É o prenúncio da escuridão que envolverá Diana, quando um assassino em série a escolhe como presa. Ao fugir do seu predador, a jovem acompanhante bate com o carro e perde a visão. Diana desperta do choque inicial determinada a lutar pela sua vida, mas já não está sozinha. Um rapazinho, Chin, que sobreviveu ao acidente de carro ajuda-a e passa a ser os seus olhos. Mas o assassino não vai desistir da sua vítima.
O Fotógrafo de Minamata
De Andrew Levitas, com Akiko Iwase, Johnny Depp, Katherine Jenkins, Kogarashi Wakasugi
REINO UNIDO/EUA/JAP, 2020, 115 min., M/12
W. Eugene Smith, um fotógrafo de guerra, viaja até ao Japão para revelar ao mundo a realidade dos moradores de Minamata, uma cidade envenenada por mercúrio.
Mi Iubita, Meu Amor
De Noémie Merlant, com Sanda Codreanu, Noémie Merlant, Gimi Covaci
FRA, 2021, 95 min., M/14
Jeanne vai comemorar a sua despedida de solteira na Roménia com algumas amigas. Quando o carro onde seguem é roubado, são ajudadas pela família do jovem Nino. Jeanne e Nino sentem-se atraídos um pelo outro e uma paixão de verão começa.
Luz Natural
De Dénes Nagy, com Ferenc Szabó, Tamás Garbacz, László Bajkó
HUNGRIA/FRA/ALE/LETÓNIA, 2021, 103 min.
Segunda Guerra Mundial, na União Soviética ocupada. István Semetka é um simples fazendeiro húngaro que serve como Caporal numa unidade especial de reconhecimento de grupos de partisans. Quando a sua companhia é atingida por fogo inimigo e o comandante é morto, Semetka tem que assumir o comando da unidade num cenário caótico.
Moonage Daydream
De Brett Morgen
EUA/ALE, 2022, 140 min.
O realizador Brett Morgen apresenta uma imersão na arte e sons de David Bowie. Contado através de um sublime, caleidoscópico imaginário, imagens de arquivo pessoal, atuações inéditas, ancorado na própria música e palavras de David Bowie, o filme convida o público a mergulhar no mundo único que é “Bowie”.
Bilhete Para o Paraíso
De Ol Parker, com Lucas Bravo, Kaitlyn Dever, Julia Robert, George Clooney
EUA, 2022, 104 min., M/12
Um casal divorciado há vários anos, e com uma relação pouco amistosa, tem de se unir para travar o casamento inesperado da sua filha, que numa viagem ao Bali se apaixonou por um jovem que ali vive.
Panamá
De Mark Neveldine, com Cole Hauser, Kiara Liz, Mauricio Hénao, Mel Gibson
EUA/PORTO RICO/REINO UNIDO, 2022, 95 min., M/16
Inspirado em acontecimentos verídicos. Em 1989, numa época de turbulência profunda no Panamá, James Becker, um antigo marine norte-americano condecorado, chega à paisana ao país da América Latina enviado pelo seu antigo comandante Stark para negociar um acordo importante com rivais muito duvidosos. Enquanto se cruza com o caos da guerra civil local, Becker combate assassinos, seduz mulheres fatais e negoceia com o inimigo a fim de completar a sua missão.
O Convite
De Jessica M. Thompson, com Nathalie Emmanuel, Thomas Doherty, Hugh Skinner
EUA, 2022, 104 min.
Após a morte da mãe e não tendo outros parentes conhecidos, Evie faz um teste de ADN… e descobre um primo que nunca soube que tinha. Convidada pela recém descoberta família para um casamento luxuoso no interior de Inglaterra, Evie é inicialmente seduzida pelo sexy anfitrião, mas rapidamente tem de lutar pela sobrevivência. Ao mesmo tempo vai descobrindo segredos da história da sua família e as reais intenções dos novos parentes.
A-Ah True North
De Stian Andersen, com Arctic Philharmonic, Magne Furuholmen, Morten Harket, Paul Waaktaar-savoy
74 min., M/12
“True-North é uma carta dos a-ha, a partir do círculo polar ártico, um poema do extremo norte da Noruega com novas músicas” – diz Magne Furuholmen sobre a primeira Coleção de novas músicas dos A-Ah desde Cast In Steel de 2015.