As estreias da semana
Nos cinemas a partir de 20 de outubro
Quinta-feira é dia de estreias no cinema. Esta semana chegam às salas dois filmes portugueses: Objectos de Luz, de Acácio de Almeida e Marie Carré, uma homenagem à fotografia de Acácio de Almeida que se estreia na realização com este filme, e Submissão, de Leonardo António, um drama de uma mulher, vítima de violação, contra o sistema judicial.
Objectos de Luz
De Marie Carré, Acácio de Almeida, com Andreia Nunes , Isabel Ruth
POR, 2022, 67 min., M/12
Acácio de Almeida, um dos mais importantes diretores de fotografia da cinematografia portuguesa, estreia-se na realização ao lado de Marie Carré, sua companheira de longa data, com Objectos de Luz. Uma obra que homenageia os atores e atrizes que Acácio de Almeida iluminou durante a sua carreira, é um filme sobre o seu trabalho e sobre a importância da luz no cinema. Percorrendo as memórias, contruídas através dos mais de 150 filmes em que Acácio de Almeida trabalhou, o filme revela a paixão que o casal de realizadores tem pelo cinema. Nesse sentido, este documentário é também uma ode à história do cinema português.
Submissão
De Leonardo António, com Iolanda Laranjeiro, Maria João Abreu, João Catarré
POR, 2022, 118 min, M/14
História dramática centrada em Lúcia que depois de violada pelo marido faz uma queixa formal. Enquanto luta contra o sistema legal português para colocar o seu marido em Tribunal, Lúcia descobre que está grávida. O caso é trabalhado em sessão fechada, onde enfrenta um mundo de homens. O filme aborda a questão da violência doméstica, mas reflete sobretudo sobre o sistema judicial português e sobre o peso que as decisões de um sistema patriarcal têm sobre a vida das mulheres que a ele recorrem. Para o realizador o objetivo não é dar respostas definitivas, mas apresentar uma realidade que existe e sobre a qual o público deve retirar as suas próprias conclusões.
Taste – Sabor
De Le Bao, com Olegunleko Ezekiel Gbenga, Khuong Thi Minh Nga e Le Thi Dung
FR/SG/VN, 2021, 97 min., M/14
Bassley, um jogador de futebol nigeriano a viver no Vietname, não consegue ganhar a vida desde que partiu a perna. Ele e quatro mulheres de meia-idade, para quem às vezes trabalha, decidem arranjar uma alternativa às dificuldades das suas vidas diárias. Juntos vão para uma casa antiga onde criam um mundo especial. Mas essa utopia íntima não durarará para sempre.
Sem Deixar Rastos
De Jan P. Matuszynski, com Jacek Braciak , Sandra Korzeniak , Tomasz Zietek
FRA/POL/REP. CHECA, 2021, 161 min., M/14
Polónia, 1983. Um caso de homicídio com motivações políticas abala a nação: Grzegorz Przemyk, estudante, ativista e filho da poeta oposicionista Barbara Sadowska, é espancado até à morte por forças policiais. Baseado em factos verídicos, segue a história da única testemunha deste crime, Jurek Popiel e a sua luta para que seja feita justiça.
Black Adam
De Jaume Collet-Serra, com Dwayne Johnson , Viola Davis , Pierce Brosnan , Sarah Shahi
EUA, 2022, 120 min., M/12
Passados 5000 anos de lhe terem concedido os poderes ilimitados dos antigos deuses, Black Adam é libertado do seu túmulo na Terra. No mundo moderno, este homem, com o poder dos deuses, irá usar a sua forma única de justiça.
O Exorcismo de Deus
De Alejandro Hidalgo, com María Gabriela de Faría, Joseph Marcell, Will Beinbrink
MEX/VEN/EUA, 2021, 99 min., M/16
O Padre Peter Williams, um exorcista americano, fica possuído pelo demónio que está a tentar expulsar de uma jovem, e contra a sua vontade comete terríveis sacrilégios. Dezoito depois do incidente, o demónio está de volta.
Cinderela e a Pequena Feiticeira
De Alice Blehart
EUA, 2021, 88 min., M/6
Para ajudar o príncipe Alex, que ficou preso no corpo de um rato, a voltar à sua forma humana, Ella e os amigos partem em busca da magia que pode transformá-lo. Mesmo com um destino tumultuoso, eles encontram o caminho. Por fim, descobrem que a amizade é a cura mais poderosa nos momentos mais difíceis. Marcada pela aventura e pelo amor, esta viagem conta-nos uma história alegre e inesquecível.