As estreias da semana
A partir de 16 de maio nos cinemas
Quinta-feira é dia de estreias no cinema. Destaque para a estreia do documentário, de Cláudia Rita Oliveira, No Canto Rosa, sobre as questões da violência doméstica e abuso psicológico, que decorre de uma situação real vivida pela mãe da realizadora e presenciada pela própria. Destaque também para A Minha Família Afegã, de Michaela Pavlátová, vencedor de Melhor Filme no festival internacional de animação Annecy e para a comédia Daaaaaalí!, de Quentin Dupieux, uma homenagem ao artista surrealista, Salvador Dalí.
No Canto Rosa
De Cláudia Rita Oliveira
POR, 2022, 73 min.
A separação de Francisca e do ex-companheiro foi o gatilho para que este desse início a um ciclo de perseguições, assédio e ameaças. As ameaças prolongam-se a Cláudia, filha de Francisca, que questiona a natureza deste comportamento, consequente de um sistema patriarcal.
Daaaaaalí!
De Quentin Dupieux, com Anaïs Demoustier, Gilles Lellouche, Edouard Baer
FRA, 2023, 77 min.
Uma jovem jornalista francesa encontra-se repetidamente com Salvador Dalí para um projeto de filme documentário que nunca chega a começar a ser filmado…
A Natureza do Amor
De Monia Chokri, com Magalie Lépine Blondeau, Pierre-Yves Cardinal, Francis-William Rhéau
CAN/FRA, 2023, 110 min.
Sophie, uma professora de filosofia com um relacionamento longo e estável, apaixona-se pelo empreiteiro que está a remodelara a sua casa de campo. A partir desse momento a sua vida fica virada do avesso.
Graça
De Ilya Povolotsky, com Maria Lukyanova, Gela Chitava, Daro Akimidze
RUS, 2023, 120 min., M/12
A viagem de um pai introvertido e da sua filha adolescente através das vastas paisagens da Rússia numa caravana que é, simultaneamente, a sua casa e um cinema improvisado que vão instalando por onde passam, reunindo pessoas em torno da sua paixão: os filmes.
A Minha Família Afegã
De Michaela Pavlátová, com Zuzana Stivínová, Shahid Maqsoodi, Shamla Maqsoodi
FRA/Rep. Checa, 2021, 85 min., M/12
A história de uma jovem mulher checa que se apaixona por um afegão. No entanto, ela desconhece o tipo de vida que a espera no Afeganistão pós-Talibã e a família à qual passará a pertencer.
A Rapariga no Banco de Trás
De Nick Laurant, com Kika Magalhães, Chris Marrone, Jasmine Akakpo
EUA, 2024, 86 min., M/14
Arrastada involuntariamente da sua vida humilde em Los Angeles para uma existência cheia de terror, a imigrante portuguesa Sofia fica cativa de Ryan, o seu implacável raptor. O objetivo final é levar Sofia até à misteriosa cabecilha de uma vasta rede de tráfico de seres humanos.
Arcadian Invasão Sombria
De Benjamin Brewer, com Nicolas Cage, Jaeden Martell, Maxwell Jenkins
CAN/IRL/EUA, 2024, 92 min., M/14
Um pai e os dois filhos adolescentes, lutam para sobreviver numa quinta remota enquanto o fim do mundo acontece. Quando o sol se põe, criaturas ferozes da noite despertam e consomem todas as almas vivas no seu caminho.
Os Estranhos – Capítulo 1
De Renny Harlin, com Madelaine Petsch, Gabriel Basso, Rachel Shenton
EUA, 2024, 91 min., M/16
Um jovem casal atravessa o país para recomeçar uma nova vida. Durante a viagem o carro avaria-se, obrigando-os a passar a noite numa casa isolada, alugada através do AirBnb. Durante a noite surgem três estranhos mascarados que os aterrorizam.
IF – Amigos Imaginários
De John Krasinski, com Ryan Reynolds, Emily Blunt, Steve Carell
EUA, 2024, 104 min., M/12
A história de uma rapariga que descobre a capacidade de ver os amigos imaginários de toda a gente – e o que ela faz com esse superpoder – enquanto embarca numa aventura mágica para reconectar Amigos Imaginários (IFs) esquecidos com as suas crianças.
Digimon Adventure 02: O Início
De Tomohisa Taguchi, com (vozes) Fukujurou Katayama, Junko Noda, Arthur Lounsbery
JAP, 2023, 80 min., M/12
O segredo por detrás da criação dos “Escolhidos” foi revelado. Estamos em 2012, dez anos após as aventuras entre Odaiba e o Mundo Digital terem acontecido. Um dia, um Digitama gigante apareceu no céu em cima da Torre de Tóquio, enviando uma mensagem ao mundo inteiro: “Que todos no mundo tenham amigos. Que todos tenham um Digimon.”