As estreias da semana
Nos cinemas a partir de 26 de setembro
Quinta-feira é dia de estreias no cinema. Destaque para a estreia de três filmes portugueses: Arrabalde, primeira longa-metragem de Frederico Serpa, “sobre o não-lugar onde se inscreve quem evita ou é incapaz de seguir os protocolos e regras da cidade. Utiliza Lisboa como pano de fundo mas os problemas demonstrados podem ser transportados para qualquer cidade Ocidental.”; Chuva de Verão, de António Mantas Moura, também a primeira-longa do realizador que divide o seu tempo entre Lisboa e Los Angeles, a história é inspirada na sua juventude em Portugal e reflete sobre a amizade e a perda; e Ospina Cali Colombia, de Jorge de Carvalho, um documentário sobre o lendário cineasta colombiano Luis Ospina.
Arrabalde
De Frederico Serpa, com Ana Valentim, Luís Miguel Cintra, Manuel João Vieira, Alexandra Freudenthal
POR, 2022, 76 min., M/14
A narrativa companha dois amigos que não conseguem encontrar o seu caminho na cidade de Lisboa e que recusam deixar de ser crianças. É um filme, que poderia ser um poema, que não tem género e serve de ponte entre narrativas, formas e sonhos das personagens com quem se vai cruzando.
Chuva de Verão
De António Mantas Moura, com Alice Ruiz, Duarte Melo, Francisco Faria
POR, 2024, 132 min., M/14
Oito amigos reúnem-se, na mesma casa de férias, todos os anos. Mas este verão é diferente. Os laços que antes eram tão fortes como família são postos à prova por novas dinâmicas no grupo: elementos novos, duelos interiores e o confronto com os ecos do passado.
Ospina Cali Colombia
De Jorge de Carvalho
POR, 2023, 80 min., M/12
O filme centra-se num encontro em Lisboa entre Jorge de Carvalho e o célebre realizador colombiano Luis Ospina (1949-2019), um ano antes do seu falecimento. O espectador é conduzido numa viagem profunda pela vida e pela prolífica filmografia de Ospina. Aqui, ele partilha as suas reflexões pessoais sobre o cinema e sobre a história recente da Colômbia, estigmatizada pela violência, pobreza, instabilidade política, corrupção e narcotráfico.
A Fera na Selva
De Patric Chiha, com Anaïs Demoustier, Tom Mercier, Béatrice Dalle
AUS/BEL/FRA, 2023, 103 min., M/14
Adaptação livre da novela de Henry James, A Fera na Selva, conta a história de um homem e de uma mulher que, durante 25 anos, frequentam um grande clube noturno em antecipação a um evento misterioso. De 1979 a 2004, do disco ao techno, desenrola-se uma história de amor e obsessão. Quando “o evento” finalmente acontece, ele assume uma forma mais trágica do que o esperado.
Lee Miller – Na Linha da Frente
De Ellen Kuras, com Kate Winslet, Marion Cotillard, Andrea Riseborough
Reino Unido/EUA, 2024, 116 min.
A história real de Lee Miller, antiga modelo de capa da Vogue que, durante a 2.ª Guerra Mundial, deixa uma vida de glamour e segue para Londres sob ataque. Lee transforma-se numa importante correspondente de guerra testemunhando e registando os horrores do nazismo.
Rob Peace
De Chiwetel Ejiofor, com Jay Will, Mary J. Blige, Chiwetel Ejiofor
EUA, 2024, 120 min.
Baseado numa história verídica, retrata a vida de um jovem brilhante, da cidade de Newark, que acaba por comprometer um futuro promissor para lutar pela liberdade do seu pai, face às injustiças do passado.
Super/Homem: A História de Christopher Reeve
De Ian Bonhôte, Peter Ettedgui, com Christopher Reeve, Glenn Close, Bill Clinton
EUA, 2024, 106 min.
A história de Christopher Reeve. O filme inclui vídeos familiares nunca vistos e um conjunto de material de arquivo pessoal, bem como as primeiras entrevistas filmadas com os três filhos de Reeve e entrevistas com atores de Hollywood que foram colegas e amigos de Reeve.
Kill – Viagem Mortal
De Nikhil Nagesh Bhat, com Lakshya, Raghav Juyal, Tanya Maniktala
EUA, 2023, 105 min.
Um thriller de artes marciais, onde um comboio de passageiros com destino a Nova Deli se transforma num campo de batalha sangrento, quando uma dupla de comandos enfrenta um forte exército de bandidos invasores.
Buffalo Kids – Uma Aventura na América
De J. J. G. Galocha, P. S. García
ESP, 2024, 93 min.
Mary e Tom são dois irmãos órfãos irlandeses, que chegam a Nova Iorque num transatlântico em 1886. Movidos pela curiosidade, amizade e trabalho de equipa, a sua viagem cheia de perigos e descobertas leva-os ao encontro de pérfidos vilões, aliados surpreendentes, heróis inesperados e aventuras inimagináveis.