As estreias da semana
Nos cinemas a partir de 21 de novembro
Quinta-feira é dia de estreias no cinema. Destaque para Vidro Fumê, do português Pedro Varela, uma coprodução Portugal/Brasil inspirada em acontecimentos reais que aborda a violência contra as mulheres. De salientar também o documentário de Oliver Stone, Energia Nuclear Já!, que defende a energia nuclear como a única solução para enfrentar as alterações climáticas.
Vidro Fumê
De Pedro Varela, com Mari Oliveira, Ellie Bamber, James Frecheville
BRA/POR, 2024, 92 min., M/14
Mary, uma estudante americana, que vive no Rio de Janeiro, e o namorado são alvo de um sequestro relâmpago. Em paralelo a jovem ativista negra, Miriam, lida com as investidas de Azevedo, um político corrupto que quer promover-se junto da comunidade local, através do trabalho social coordenado pela jovem que assedia insistentemente.
Energia Nuclear Já!
De Oliver Stone
EUA, 2022, 105 min.
Documentário sobre a energia nuclear e como esta pode ser a alternativa mais ecológica para o planeta. O filme explora as possibilidades de a comunidade global conseguir superar os desafios das alterações climáticas e alcançar um futuro mais promissor através do poder da energia nuclear. E expõe a campanha negativa que as indústrias do carvão e do petróleo perpetuaram, para assustar o público, contra esta alternativa.
Quando Chega o Outono
De François Ozon, com Josiane Balasko, Garlan Erlos, Ludivine Sagnier
FRA, 2024, 102 min., M/12
Depois de uma vida passada em Paris, Michelle goza agora a sua reforma numa pequena aldeia junta de uma grande amiga. Quando a filha Valérie a visita, para deixar o filho a seu cuidado durante as férias escolares, Michelle prepara um prato de cogumelos que provoca uma intoxicação à filha. A relação já conturbada entre ambas é interrompida depois de Valérie acusar a mãe de a tentar envenenar. Michelle cai numa depressão, até que o filho da sua amiga, que saiu recentemente da prisão, decide resolver a questão pelos próprios meios.
Reas
De Lola Arias, com Yoseli Marlene Arias, Ignacio Amador Rodriguez, Estefanía del Lujan Hardcastle
ARG/ALE/SUI, 2024, 82 min., M/12
Quando Lola Arias imaginou este filme, o seu plano era criar uma grande produção artística com as reclusas de uma prisão de Buenos Aires. Com o surgimento da pandemia, as visitas à prisão tornaram-se impossíveis e a realizadora teve de mudar a sua tática. Nasce assim um mistura do documentário com o musical, em que ex-presidiários reencenam a sua vida na prisão através de memórias, simultaneamente ficcionando o passado e trabalhando na criação de um futuro.
Bowling Saturno
De Patricia Mazuy, com Arieh Worthalter, Achille Reggiani, Y-Lan Lucas
BEL/FRA, 2024, 114 min., M/16
Guillaume, um agente da polícia, herda o salão de bowling da família após a morte do pai e decide entregar a gerência ao meio-irmão, Armand. Mas a oferta é assombrada por uma série de assassinatos. Os dois irmãos vêem-se arrastados para um abismo demoníaco e tendo de enfrentar a violenta herança.
Emmanuelle
De Audrey Diwan, com Noémie Merlant, Naomi Watts, Will Sharpe
FRA, 2024, 117 min., M/16
Emmanuelle procura o prazer perdido… Sozinha viaja até Hong Kong, já na cidade multiplica as suas experiências e encontra Kei, um homem que lhe escapa constantemente.
Herege
De Scott Beck, Bryan Woods, com Hugh Grant, Sophie Thatcher, Chloe East
EUA, 2024, 11 min.
Duas jovens missionárias veem-se obrigadas a dar provas da sua fé quando batem à porta errada e são recebidas pelo diabólico Sr. Reed, dando consigo presas num jogo mortífero.
Elevation – Linha de Perigo
De George Nolfi, com Anthony Mackie, Morena Baccarin, Maddie Hasson
EUA, 2024, 91 min., M/12
O único lugar habitável que resta à humanidade é nas altas montanhas rochosas, acima dos 2500 metros. Abaixo desse limite vivem as criaturas que mataram 95% da população humana há menos de três anos. Para salvar a vida do filho, um pai é obrigado a aventurar-se na companhia de uma cientista e de uma jovem determinada a manter os dois vivos.