As estreias da semana
Nos cinemas a partir de 28 de novembro
Quinta-feira é dia de estreias no cinema. Destaque para O Ouro e o Mundo, de Ico Costa, uma ficção que retrata a vida de um jovem casal em Moçambique. O filme venceu, no IndieLisboa 2024, o Prémio para Melhor Longa-Metragem Portuguesa Max. Destaque também para os documentários Mário, de Billy Woodberry sobre o legado de Mário Pinto de Andrade, fundador do MPLA e para Dahomey, de Mati Diop, vencedor do Urso de Ouro no Festival de Berlim, que relata e reflete sobre a devolução de 26 artefactos, pilhados pelas tropas coloniais francesas em 1892, à atual República do Benim. Ainda esta semana é de salientar a estreia The Dead Don’t Hurt – Até ao Fim do Mundo, de Viggo Mortensen. O segundo filme que Mortensen realiza, conta a história de dois imigrantes que se apaixonam e constroem uma vida juntos no Nevada. A felicidade do casal é interrompida pela Guerra Civil. O filme é protagonizado pelo próprio Mortensen e pela atriz luxemburguesa, Vicky Krieps.
O Ouro e o Mundo
De Ico Costa, com Domingos Marengula, Neuzia Emídio Guiamba
POR/FRA, 2024, 104 min., M/14
Domingos e Neusia são um jovem casal de uma pequena cidade de Moçambique. Ela vai à escola, ele tem um trabalho mal pago numa oficina de lavagem de carros. Ansiando por uma vida melhor, ele decide fazer uma mudança. Domingos embarca então numa viagem por Moçambique, com destino às minas de ouro no norte do país. Neusia fica em casa. Pouco tempo depois, tem novidades.
O Irmão Mais Novo
De Léonor Serraille, com Annabelle Lengronne, Stéphane Bak, Kenzo Sambin
FRA, 2024, 116 min., M/12
Rose muda-se da Costa do Marfim para Paris nos anos 80 com os seus dois filhos pequenos. Apesar das dificuldades como emigrante e mãe solteira, mantém sempre o seu foco nas crianças e na construção de um futuro para elas. Uma saga familiar que se desenrola ao longo de vinte anos.
Dahomey
De Mati Diop
FRA/SEN/Benim, 2024, 68 min., M/12
Novembro de 2021. Vinte e seis tesouros do Reino do Daomé estão prestes a deixar Paris para regressar ao seu país de origem, a atual República do Benim. Juntamente com milhares de outros, estes artefactos foram saqueados pelas tropas coloniais francesas, em 1892. Mas que atitude adotar perante o regresso a casa destes antepassados, num país que teve de avançar na sua ausência? Enquanto a alma dos artefactos é libertada, o debate instala-se entre os estudantes da Universidade de Abomey-Calavi.
Mário
De Billy Woodberry
POR/FRA/EUA, 2024, 120 min., M/12
Mário segue a história e o legado de Mário Pinto de Andrade, fundador do MPLA, pensador e ativista pan-africano, cuja missão crítica nos movimentos de libertação africanos dos anos 60 e 70 lançou as bases para a identidade e representação das nações africanas recém-formadas após a colonização europeia.
Sodade
De Sarah Grace, com Robert Beecham, Sarah Grace, Kathleen Roy
EUA/Cabo Verde, 2024, 115 min.
Na ilha do Fogo, em Cabo Verde, dois jovens apaixonados, Kevin e Linda, veem a sua relação posta à prova por segredos familiares. A sua viagem através do amor, traição e reconciliação reflete as lutas de identidade, migração e lealdade familiar.
The Dead Don’t Hurt – Até ao Fim do Mundo
De Viggo Mortensen, com Vicky Krieps, Viggo Mortensen, Solly McLeod
EUA/MEX/Reino Unido, 2023, 129 min., M/12
Vivienne, uma florista, e Holger, um carpinteiro, conhecem-se em São Francisco. Vivienne valoriza a sua independência e recusa casar-se, mas concorda em mudar-se com Holger para o Nevada. Os dois imigrantes constroem uma vida juntos. A sua felicidade é interrompida quando a Guerra Civil desponta e o carpinteiro sente a obrigação moral de lutar pelo fim da escravatura.
Poolman – Ativista Sonhador
De Chris Pine, com Chris Pine, Annette Bening, DeWanda Wise, Jennifer Jason Leigh
EUA, 2024, 100 min., M/12
Darren Barrenman, responsável pela piscina de um complexo de apartamentos em Los Angeles, preocupa-se em fazer da cidade um lugar melhor para viver. Quando uma enigmática femme fatale se cruza no seu caminho, Darren vê-se envolvido num esquema que tem como objetivo roubar água à cidade de Los Angeles.
Red Right Hand: A Vingança
De Eshom e Iam Nelms, com Orlando Bloom, Andie MacDowell, Garret Dillahunt
EUA, 2024, 11 min., M/16
Cash tenta viver uma vida honesta a cuidar da sobrinha recentemente órfã de mãe. Quando Big Cat, uma criminosa sádica que controla o local onde vivem, o obriga a voltar a trabalhar para ela, Cash descobre que é capaz de qualquer coisa para proteger a vila e a única família que lhe resta.
Bagman
De Colm McCarthy, com Sam Claflin, Steven Cree, Antonia Thomas
EUA, 2024, 93 min., M/14
Um pai luta desesperadamente contra os seus medos, quando uma ameaça sinistra da infância regressa para o assombrar. Enfrentar os demónios do passado é a única solução que tem para salvar a família.
Vaiana 2
De David G. Gerrick Jr.
EUA, 2024, 101 min., M/6
No segundo filme de animação Vaiana recebe uma chamada inesperada dos seus antepassados e tem de viajar para os mares longínquos da Oceânia onde irá viver uma aventura diferente de tudo o que alguma vez enfrentou.