As estreias da semana
Nos cinemas a partir de 5 de dezembro
Quinta-feira é dia de estreias no cinema. Destaque para estreia de O Quarto ao Lado, primeira-longa metragem em língua inglesa do realizador Pedro Almodóvar, que venceu o Leão de Ouro, Melhor Filme, no Festival de Veneza. De salientar também a primeira longa-metragem do jovem realizador Gonçalo Oliveira, Idade da Pedra, uma paródia que viaja até à pré-história.
Idade da Pedra
De Gonçalo Oliveira, com Dinarte de Freitas, João Seabra, João Dantas, Ana Malhoa
POR, 2024, 78 min.
Uma paródia que viaja até à pré-história para contar a odisseia de uma tribo que, inesperadamente, é confrontada com um objeto do futuro: um telemóvel. Perante este novo e insólito instrumento, considerado um objeto sagrado pela comunidade, gera-se um enorme alarido capaz de desencadear uma guerra entre duas pacíficas tribos. Com a confusão instalada o principal protagonista, o inventor Faz-Coisas, tenta a todo o custo manter a situação controlada.
O Quarto ao Lado
ESP, 2024, 107 min., M/12
De Pedro Almodóvar, com Tilda Swinton, Julianne Moore, John Turturro, Alessandro Nivola
A história de Martha, uma mãe imperfeita que trabalha como repórter de guerra, e Ingrid, a sua filha rancorosa que é escritora de ficção. Enquanto mãe e filha estão separadas por um mal-entendido, outra mulher é a guardiã da sua dor e amargura.
C’est Pas Moi
De Leos Carax, com Leos Carax, Denis Lavant, Nastya Golubeva Carax
FRA, 2024, 40 min., M/14
Para uma exposição que acabou por não acontecer, o Museu Pompidou perguntou a Carax “Por onde anda?”. Neste filme-ensaio, o poeta, que sempre adjetivaram de “amaldiçoado”, fez volta e meia no passado (Denis Lavant, Modern Love…), parou no presente (Nastya Golubeva Carax) e pensou no futuro (Do cinema? Do mundo? All of the above), chegando a este filme que cheira a Godard e que, como toda a obra de Carax, respira a beleza dos quatro cantos da vida. Após 6 longas-metragens em 40 anos, Carax apresenta esta média-metragem como une prière pour l’inespéré…
Stella – Vítima e Culpada
De Kilian Riedhof, com Paula Beer, Jannis Niewöhner, Katja Riemann
ALE/AUS/SUI/Reino Unido, 2024, 121, min, M/14
Stella, uma jovem judia alemã, cresce em Berlim durante o regime nazi. Apesar de todas as repressões, sonha com uma carreira como cantora de jazz. Forçada a esconder-se com os pais, em fevereiro de 1943, acaba por ser traída e apanhada pela Gestapo. É torturada e torna-se numa “caçadora”: para se salvar e aos pais da deportação para Auschwitz, começa a trair outros judeus. De setembro de 1943 até ao fim da guerra, Stella Goldschlag entregou centenas de judeus à Gestapo.
Conversas com o Diabo
De Colin e Cameron Cairnes, com David Dastmalchian, Laura Gordon, Ian Bliss
AUS/EUA, 2024, 93 min.
31 de outubro de 1977. Jack Delroy, apresenta o talk show Noctívagos, que há muito faz companhia aos sofredores de insónias de todo o país. Um ano após a trágica morte da sua mulher, as audiências estão a cair a pique. Desesperado para mudar a sua sorte, Jack planeia um programa especial de Halloween como nunca se viu, sem saber que está prestes a libertar o mal nas salas de estar dos Estados Unidos.
Wicked
De Jon M. Chu, com Cynthia Erivo, Ariana Grande, Jonathan Bailey
EUA/reino Unido, 2024, 161 min.
Um musical que conta a história das bruxas de Oz. Elphaba, uma jovem incompreendida pela sua incomum pele verde, e Glinda, uma jovem popular e privilegiada, encontram-se como estudantes na Universidade de Shiz, na Terra de Oz. A amizade entre as duas floresce até ao dia em que as suas vidas seguem caminhos muito diferentes.
Super Pai Natal
De Steve Majaury, Andrea Sebastiá
Reino Unido/ESP, 2024, 88 min.
O Pai Natal bate acidentalmente com a cabeça e começa a acreditar que é o SuperKlaus. Com a ajuda de Billie e Leo, o seu elfo assistente executivo, SuperKlaus vai ter de enfrentar um empresário obcecado por brinquedos.