As estreias da semana
Nos cinemas a partir de 3 de abril

Quinta-feira é dia de estreias no cinema. Destaque para o documentário de Edgar Ferreira, Coro, que dá a conhecer os rostos daqueles que fazem parte do Coro Gulbenkian. O filme revela o lado mais íntimo do agrupamento que celebra, este ano, 60 anos de existência.
Coro
De Edgar Ferreira
POR, 2025, 86 min., M/12
Documentário que retrata as seis décadas do grupo e revela os rostos daqueles que o formam e que dão voz a um dos mais conceituados coros que conta com inúmeros concertos, discos e distinções. Muitas das pessoas que o integram têm outras profissões como principal ocupação, são professores, médicos, advogados, engenheiros, mas reúnem-se várias noites por semana para ensaiar e cantar a uma só voz. O filme dá a conhecer o lado mais íntimo do Coro Gulbenkian que se apresenta tanto como grupo a cappella, como em colaboração com a Orquestra Gulbenkian ou com outros agrupamentos na interpretação de um repertório clássico, romântico ou contemporâneo.
Maria Schneider
De Jessica Palud, com Anamaria Vartolomei, Matt Dillon, Giuseppe Maggio
FRA, 2024, 100 min., M/16
Maria é uma jovem atriz em dificuldades, mas com potencial. Quando um jovem realizador italiano a seleciona para coprotagonista do seu novo filme, protagonizado por um conhecido ator americano, todos os seus sonhos parecem estar prestes a concretizar-se. Mas o que parecia ser uma grande oportunidade acaba por se tornar um autêntico inferno. O filme intitulava-se O Último Tango em Paris, e a atriz era Maria Schneider.
Kneecap – O Trio de Belfast
De Rich Peppiatt, com Móglaí Bap, Mo Chara, Michael Fassbender
IRL/Reino Unido, 2024, M/16
Comédia biográfica sobre o polémico grupo de rap irlandês, Kneecap, que desafia a autoridade e evoca um sentimento de anti-imperialismo britânico.
A Regra de Jenny Pen
De James Ashcroft, com John Lithgow, Geoffrey Rush, Nathaniel Lees
Nova Zelândia, 2024, 104 min., M/14
O arrogante juiz Stefan Mortensen sofre um derrame e fica confinado numa casa de repouso. Resistente aos funcionários e distante do seu amigável colega de quarto, em conflito com o aparentemente gentil residente Dave Crealy, que secretamente aterroriza o lar com um jogo sádico chamado A Regra de Jenny Pen, empunhando uma boneca como instrumento de crueldade. O que começa como um tormento infantil rapidamente se transforma em algo mais sinistro. Quando os apelos de Mortensen aos funcionários da instituição ficam sem resposta, ele assume a responsabilidade de pôr fim ao reinado de terror de Crealy.
Um Filme Minecraft
De Jared Hess
EUA, 2025, 101 min.
Adaptação em imagem real do videojogo Minecraft. Quatro desenquadrados debatem-se com problemas do quotidiano quando são transportados através de um portal misterioso para a Superfície: um mundo cúbico e bizarro que vive da imaginação.