As estreias da semana
Nos cinemas a partir de 1 de maio

Quinta-feira é dia de estreias no cinema. Destaque para The Shrouds – As Mortalhas, de David Cronenberg, um thriller de ficção científica sobre a fragilidade humana, o luto e a relação com a tecnologia. O filme esteve em competição no Festival de Cannes como candidato à Palma de Ouro.
The Shrouds – As Mortalhas
De David Cronenberg, com Vincent Cassel, Diane Kruger, Guy Pearce
CAN/FRA, 2024, 119 min.
Karsh, de 50 anos, é um importante empresário de tecnologia. Inconsolável desde a morte da sua esposa Becca, inventa uma tecnologia revolucionária: um sudário equipado com câmaras que permitem aos familiares manter o contacto visual com os seus entes queridos falecidos. Uma noite, vários túmulos são profanados, incluindo o de Becca. Karsh tenta encontrar os responsáveis, descobrindo nesse processo uma conspiração que colocará a sua empresa em risco. Uma obra que explora o horror da simples fragilidade humana e reflete sobre a relação entre o corpóreo e o digital.
Eterno
De Ulaa Salim, com Simon Sears, Nanna Øland Fabricius, Anna Søgaard Frandsen
DIN/ISL/NOR, 2025, 103 min., M/12
Um jovem cientista climático, Elias, apaixona-se por Anita, uma aspirante a cantora. Contudo, quando surge uma oportunidade de integrar uma missão para investigar um perigoso fenómeno climático – uma misteriosa fratura no fundo do oceano –, ele escolhe a carreira em vez do amor. Anos mais tarde, durante a missão, Elias tem uma visão do que poderia ter sido a sua vida se tivesse tomado outra decisão. Esta experiência desperta uma nova obsessão: recuperar a vida e o amor que deixou para trás.
O Espião de Deus
De Spencer Folmar, com Daniel Roebuck, Jeremy John Wells, Matt Grossman
EUA, 2025, 132 min., M/12
Com o mundo à beira da destruição, Dietrich Bonhoeffer é arrastado para o epicentro de uma conspiração para assassinar Hitler. Com a sua fé e o seu destino em jogo, ele tem de escolher entre manter as suas convicções morais ou arriscar tudo para salvar milhões de judeus do genocídio. Irá esta transformação alterar o curso da História ou custar-lhe a vida?
Propriedade
De Daniel Bandeira, com Carlos Amorim, Anderson Cleber, Zuleika Ferreira
BRA, 2022, 101 min.
Teresa e o marido viajam até à quinta da família para se refugiarem da violência urbana. Mas, quando lá chegam têm de enfrentar uma revolta dos trabalhadores locais, alarmados com a perda iminente das suas casas. Teresa fecha-se no seu carro blindado, mas não consegue pô-lo a trabalhar. Entretanto, os trabalhadores tentam comunicar com ela, nem que para isso tenham de a retirar à força.
O Lugar do Trabalho
De Michele Riondino, com Michele Riondino, Elio Germano, Vanessa Scalera
ITA, 2023, 89 min., M/12
Em 1997, Caterino, um operário simples e rude, da empresa siderúrgica ILVA, em Taranto, Itália, é recrutado pela empresa para espiar os colegas e denunciá-los. Enquanto procura uma saída para a miséria da sua vida, acaba por se ver preso num sistema perverso de controlo psicológico que o obriga a confrontar-se com a sua própria alienação e com a brutalidade do poder industrial.
Mestre do Crime
De Simon West, com Christoph Waltz, Lucy Liu, Cooper Hoffman
EUA/Reino Unido, 2024, 94 min.
Um assassino contratado é forçado a treinar um jovem prodígio, quando o seu empregador decide que o tem de substituir devido à idade. Quando a dupla descobre que está a ser traída, transforma-se numa equipa letal que tem os seus chefes na mira.
Thunderbolts*
De Jake Schreier, com Florence Pugh, Sebastian Stan, Wyatt Russell
EUA, 2025, 126 min.
A Marvel Studios reúne uma equipa irreverente de anti-heróis que, depois de cair numa armadilha mortal, embarca numa perigosa missão que os obriga a relembrar o lado negro do passado.
Dália e o Livro Mágico
De David Bisbano, com (vozes) de Luísa Sobral e Madalena Almeida
ARG/COL, 2024, 106 min., M/6
Um famoso escritor oferece à sua filha Dália a oportunidade de criar uma personagem para a história que está a escrever. Ela escolhe um bode, tal como o seu peluche favorito. Anos mais tarde, com a morte do pai, Dália é raptada pelas personagens da história. Através de um portal, elas fazem dela uma parte do romance inacabado, O Livro Mágico. Enquanto luta para encontrar uma forma de sair, Dália enfrenta as personagens da história que farão de tudo para se tornarem as protagonistas do livro.