As estreias da semana
A partir de 5 de novembro nos cinemas
Quinta-feira é dia de estreias no cinema. Destaque para o filme português Donzela Guerreira, de Marta Pessoa, uma obra sobre a condição feminina, que tem Lisboa como pano de fundo e que evoca as escritoras Maria Judite de Carvalho e Irene Lisboa. Chega também, esta semana, às salas Pinóquio, a mais recente obra de Matteo Garrone, que teve antestreia na Festa do Cinema Italiano (ainda a decorrer).
Donzela Guerreira
De Marta Pessoa, com Anabela Brígida, Dina Félix Costa, Joana Bárcia
POR, 2019, Cores, 90 min., M/12
Marta Pessoa inspira-se, para realizar este filme, numa donzela que se veste de homem para poder lutar. A história decorre em Lisboa, no ano de 1959, onde Emília, uma escritora, solteira, empregada num jornal e a viver num quarto alugado, vê a sua via inalterada apesar de ter escrito um livro. Emília, ao contrário da donzela, não se quer travestir, mas também não segue as regras impostas. O filme evoca a obra das escritoras Maria Judite de Carvalho e Irene Lisboa, uma obra que reflete uma Lisboa rotineira, de quotidiano triste, onde famílias resignadas são habitadas por mulheres solitárias. Uma homenagem às escritoras condenadas ao esquecimento, não pela sua escrita, mas pela falta de liberdade que segundo a realizadora “atirou as mulheres para a proibição constante”. A voz da personagem Emília guia o espectador através de imagens de arquivo de Lisboa, efetivas ou manipuladas, mostrando uma cidade e uma mulher que se querem superar. O filme está em exibição, em exclusivo no Cinema City Alvalade.
Pinóquio
De Matteo Garrone, com Federico Ielapi, Roberto Benigni, Rocco Papaleo, Massimo Ceccherini
ITA, 2019, Cores, 125 min., M/12
Uma nova versão do clássico Pinóquio. A história de um carpinteiro que constrói uma marioneta de madeira, um menino a quem chama Pinóquio, que acaba por ganhar vida.
Vivarium – A Tua Casa para Sempre
De Lorcan Finnegan, com Imogen Poots, Danielle Ryan, Molly McCann, Jesse Eisenberg
DIN/CAN/BEL/IRL, 2019, Cores, 97 min., M/14
Um casal que procura a casa de sonho vê-se preso num empreendimento que parece perfeito. O local transforma-se num labirinto do qual não conseguem escapar.
Pig
De Mani Haghighi, com Hasan Majuni, Leila Hatami, Leili Rashidi, Parinaz Izadyar
Irão, 2018, Cores, 104 min., M/16
Um assassino em série anda a matar realizadores iranianos. Hasan Kasmai, também realizador, intriga-se por que razão o assassino não anda atrás dele?
Viagem à Grécia
De Michael Winterbottom, com Steve Coogan, Rob Brydon, Claire Keelan
GB, 2020, Cores, 103 min., M/12
Steve Coogan e Rob Brydon partem de novo em viagem, desta vez para descobrir os locais míticos da Grécia. O objetivo é fazer o percurso do lendário Rei Ulisses no seu regresso a casa, Ítaca, findas as guerras troianas.
A Linha do Horizonte
De Mikael Marcimain, com Alexander Dreymon, Allison Williams, Keith David
SUE, 2020, Cores, 87 min., M/12
Um casal que viaja num avião monomotor, para participar no casamento de uns amigos, fica aterrorizado quando o piloto morre de ataque cardíaco. Sem saberem pilotar a aeronave tentam a todo o custo que esta não caia, para tal contam com a ajuda de um controlador de tráfego aéreo. Quando a situação está minimamente controlada deparam-se com uma enorme tempestade.
Idiot Prayer – Nick Cave alone at Alexandra Palace
De Nick Cave
Reino Unido, 2020, 118 min., M/12, legendado em inglês
Uma obra onde Nick Cave toca as suas músicas ao piano, no Alexandra Palace. O filme foi feito enquanto o Reino Unido saía do confinamento e é uma reação ao isolamento que se viveu.