Este evento já ocorreu.

As estreias da semana

Nos cinemas a partir de 1 de julho

cinema
1 julho a 7 julho 2021
As estreias da semana

Quinta-feira é dia de estreias no cinema. Destaque para a primeira longa-metragem de David Bonneville, que tem como protagonistas Anabela Moreira e o estreante Martim Canavarro. De salientar ainda a estreia de Stardust – O Nascer de Uma Estrela, filme biográfico sobre David Bowie e de First Cow – A Primeira Vaca da América, da realizadora Kelly Reichardt, um conto sobre a amizade que retrata também a vida rural americana no início do século XIX.

O Último Banho

De David Bonneville, com Anabela Moreira, Martim Canavarro, Margarida Moreira, Ângelo Torres

FRA/POR, 2020, Cores, 95 min., M/16

O filme tem como ponto de partida uma história verídica: a do nascimento quase milagroso de um bebé do sexo masculino numa zona pouco povoada e envelhecida no interior de Portugal. Ao surgimento da juventude, num lugar onde esta escasseia, o realizador aliou a religião, ainda muito enraizada nestas localidades. A história segue Josefina, noviça prestes a fazer os votos perpétuos, mas que tem de regressar à aldeia onde cresceu para o funeral do pai. O regresso a casa lembra-lhe o passado sombrio e leva-a ao reencontro com o jovem sobrinho, abandonado pela mãe. A adolescência do rapaz, a profunda religiosidade, o perigo de pecado e a ameaça do regresso da irmã, são desafios que tem de enfrentar. O filme retrata a ambiguidade das relações, as descobertas pessoais que levam à verdadeira individualidade e reflete sobre o equívoco dos papéis que muitas vezes nos são impostos pela sociedade.

Stardust – O Nascer de Uma Estrela

De Gabriel Range, com Johnny Flynn, Marc Maron, Jena Malone

GB, 2020, Cores, 109 min., M/14

A história do jovem David Bowie, antes da fama. Um relato das circunstâncias que levaram à criação do alter ego de Bowie conhecido como Ziggy Stardust.

First Cow – A Primeira Vaca da América

De Kelly Reichardt, com Alia Shawkat, John Magaro, Dylan Smith

EUA, 2019, Cores, 122 min., M/12

1820 os territórios dos EUA, pouco explorados, são atrativos para viajantes e forasteiro. Um habilidoso cozinheiro que se juntou a um grupo de caçadores de peles anda à procura de oportunidades e riqueza. Quando o seu caminho se cruza com um imigrante chinês, que também está à procura de fortuna, os dois acabam por criar um negócio de sucesso.

The Ice Road – Missão de Risco

De Jonathan Hensleigh, com Liam Neeson, Holt McCallany, Amber Midthunder

EUA, 2021, Cores, 103 min., M/12

Quando uma mina de diamantes, no Canadá, colapsa deixando vários mineiros presos, um condutor habituado às estradas de gelo e neve, tudo fará para os salvar.

Quatro Dias a Teu Lado

De Rodrigo García, com Mila Kunis, Glenn Close, Stephen Root

EUA/CAN, 2020, Cores, 100 min., M/14

Após um ano sem saber da filha, Deb fica perlexa quanda esta lhe bate à porta. Depois de ter vivido na rua e marcada pelo consumo de drogas, Molly, está irreconhecível. A jovem pede à mãe ajuda, mais uma vez, para ficar “limpa”. Inicialmente Deb recusa, mas com a insistência de Molly acaba por ceder. Depois de anos de desilusão, Deb vai tentar, como nunca o fez antes, salvar a filha.

As Mil e Uma

De Clarisa Navas, com Sofia Cabrera, Ana Carolina Garcia, Mauricio Vila

ARG/ALE, 2020, Cores, 120 min., M/16

Quando Iris conhece Renata, uma jovem com um passado difícil, sente-se imediatamente atraída por ela. Mas Iris terá que superar os seus medos e lutar com as suas inseguranças para experimentar o primeiro amor. Uma história cheia de ternura num ambiente muito hostil onde o desejo se adapta a muitas formas na escuridão, e a bisbilhotice pode se transformar numa arma perigosa.

Vigarices a Dobrar

De Jamie Babbit, com Drew Barrymore, Sarah Jes Austell, Michael Zegen, T.J. Miller

EUA, 2020, Cores, 101 min., M/14

Os Croods: Uma Nova Era

De Joel Crawford,com (vozes) Tomás Alves, Filipa Areosa, José Condessa

EUA, 2020, Cores, 95 min., M/6

Sequela do filme de animação Os Croods. Nesta nova saga a família pré-histórica descobre um paraíso murado para viver, o único senão é que aí já mora outra família: os Megamanos, que estão uns passos à frente dos Croods na cadeia evolutiva.