As Mulheres Fazem Cinema!
Mark Cousins
O Cinema Ideal apresenta Women make film – As mulheres fazem cinema, de Mark Cousins, acompanhado por Be Natural – A História Nunca Contada de Alice Guy-Blaché, sobre a primeira mulher realizadora da história do cinema, realizado por Pamela B. Green e narrado por Jodie Foster. Estes dois trabalhos fundamentais dão visibilidade a realizadoras que foram inovadoras, imprescindíveis e que fizeram filmes extraordinários.
Alice Guy-Blaché, contemporânea dos Irmãos Lumière, foi inovadora na forma como se serviu do cinema para contar uma história. O documentário Be Natural – A História Nunca Contada de Alice Guy-Blaché retrata a carreira desta secretária da Gaumont (empresa cinematográfica francesa) que um ano depois de realizar o seu primeiro filme assumiu a direção de produção da empresa. Ao longo da carreira, que ultrapassa os vinte anos, realizou e produziu mais de mil filmes em França e nos Estados Unidos (onde foi a primeira mulher a fundar um estúdio de cinema). Parece, quase impossível, que seja uma desconhecida para o público. Este filme procura colmatar esse apagamento.
Também a nova obra de Mark Cousins, Women make film – As mulheres fazem cinema, sobre a história do cinema realizado por mulheres, contraria o habitual destaque dado a realizadores homens. O filme, com 14 horas de duração e que demorou quatro anos a ser feito, está organizado em capítulos temáticos. Realizadoras mais conhecidas são obviamente retratadas, no entanto o filme apresenta muitas outras que foram sendo remetidas ao esquecimento em todos os períodos da história do cinema e em todos os continentes.
Local: