Ascensão e Queda do Muro
O Cinema da Alemanha de Leste
Organizada no ano em que se comemora o 30.º aniversário da queda do Muro de Berlim, a retrospetiva Ascensão e Queda do Muro – O Cinema da Alemanha de Leste aponta para a vitalidade da produção cinematográfica na República Democrática Alemã entre 1946 e 1991, sobretudo a cargo dos estúdios DEFA – Deutsche Film-Aktiengesellschaft, a prolífica produtora estatal criada pouco depois do final da Segunda Guerra Mundial, que permaneceu em atividade durante mais de quatro décadas.
A retrospetiva conta com as presenças de Ralf Schenk (historiador de cinema e diretor da Fundação DEFA) e dos cineastas Thomas Heise, Volker Koepp, Andreas Voigt e Helke Misselwitz. A colaboração com o Doclisboa estende-se a uma sessão de curtas-metragens da cineasta de origem libanesa Jocely‑ne Saab (1948-2019), a quem o Doclisboa dedica este ano a sua retrospetiva de autor.
Destacamos a apresentação de Les Femes Palesteniennes (1974), filme a apresentar em estreia mundial numa nova cópia produzida pelo centro de conservação da Cinemateca propositadamente para a retrospetiva.
Programação completa aqui
Local: