Bairro Intendente em Festa

Memória e Projeção de um Bairro

artes, cinema, dança, feiras, visitas guiadas
4 julho a 21 julho 2019
vários horários
Largo do Intendente
Bairro Intendente em Festa

Desde 2014 acontece, em pleno Largo do Intendente, o festival cultural Bairro Intendente em Festa, que tem vindo a devolver à cidade um lugar que nas últimas décadas caiu no esquecimento. Este ano o Festival realiza-se entre 4 e 21 de julho, de quinta a domingo, e continua a usar como mote de programação a “Memória e Projeção de um Bairro”.

No fim-de-semana de abertura, a 6 de julho, apresenta-se a criação de Tiago Pereira e Sílvio Rosado, O Intendente é um Lugar Psicológico, um projeto de Cine Performance Musical que vem “remisturar o local” através do património oral e musical tradicional deste bairro e dos que nele vivem há mais tempo. No dia seguinte, os mais velhos dão lugar aos habitantes mais novos do Bairro que sobem ao palco com a Orquestra Geração. Num repertório que aposta na diversidade, trazem como convidada a cantora Cabo Verdiana Maria Alice.

Em homenagem à predominância da comunidade brasileira na cidade de Lisboa, a 12 de julho o palco é ocupado pelos Rosa Neon, uma banda formada por Luiz Gabriel Lopes (Graveola) Mariana Cavanellas, Marina Sena (A Outra Banda da Lua) e Marcelo Tofani, artistas já conhecidos na cena independente pelo seu trabalho a solo e outros projetos.

Continuando a tradição intercultural do Bairro, a 19 de julho chega da Índia os Barmer Boys. Os “embaixadores globais do povo contemporâneo do Rajastão e da música Sufi” fundem gipsy folk, sufi e beatboxing. A 20 de julho continua o diálogo entre o Oriente e o Ocidente: o alaudista/compositor Libanês Rabih Abou-Khalil, o acordeonista Luciano Biondini e o percussionista norte-americano Jarrod Cagwin juntam-se à voz inigualável do fadista português Ricardo Ribeiro.

No último ano do Plano de Desenvolvimento Local do Gabip Almirante Reis assinala-se a sua ligação ao Bairro Intendente em Festa através do projecto NEXT STOP – arte multicultural no Metro de Lisboa. Dá-se nova vida ao trabalho de artistas de várias nacionalidades que passaram por processos participativos de residência e criação durante esse projeto: a dança vai Saltar das Paredes, celebrando o património cerâmico com Leonor Keil, os originais das obras que podem ver nas estações de Metro do Intendente e dos Anjos vão estar pelo Bairro Intendente em Festa e as instalações multimédia criadas para o Next Stop vão ocupar o Palácio Visconde da Graça.

Como habitualmente, há ainda várias atividades dirigidas ao público infantil, bem como feiras, passeios e visitas, ateliês, aulas abertas, instalações, teatro de rua e sessões de cinema.

Pode consultar toda a programação aqui.

Local: