Blackface

Marco Mendonça

teatro
4 setembro a 7 setembro 2024
qua: 19h30; qui: 19h30; sex: 19h30; sáb: 19h30
Teatro do Bairro Alto
Blackface

“Entre o stand-up e a fantasia, entre a sátira e o teatro físico, entre o burlesco e o documental”, Marco Mendonça parte de uma prática teatral assumidamente racista, nascida no século XIX nos Estados Unidos – o blackface, “cara negra” na tradução literal, que consiste no pintar o rosto para representar pessoas negras –, para indagar os limites daquilo que se representa em palco.

Quando se alega que a linguagem do chamado “politicamente correto” parece estar a contribuir para limitar a liberdade de expressão, o artista responde questionando como é que se considera que o racismo pode ter lugar na arte (e, consequentemente, na sociedade), lembrando não só casos recentes de recurso ao blackface, como o sucesso de humoristas que persistem em caricaturar as pessoas racializadas, encarando-as como “imitáveis e risíveis”. Embora o assunto seja sério, Marco Mendonça assume este espetáculo como um “objeto de entretenimento” para combater a ignorância coletiva daqueles que insistem em considerar, ainda hoje, que o racismo é um mito.

Estreado no TBA em 2023, no âmbito do Alkantara Festival, Blackface é a primeira criação a solo do ator moçambicano, de volta ao teatro municipal para mais quatro apresentações. FB

A 6 setembro, sessão com legendagem em inglês e português para pessoas surdas e com audiodescrição (reconhecimento de palco às 18h30).

Espetáculo abrangido pelo Passe Cultura, apenas disponível na bilheteira do TBA.


Ficha técnica:

Marco Mendonça, direção artística, criação e interpretação.


12 € - preço normal (ver descontos aplicáveis)

Local: