Cardiophone
Moran Duvshani
O Cardiophone foi criado pela artista Moran Duvshani e permite ao público ouvir a melodia dos seus próprios corações, através de um aparelho para fazer eletrocardiogramas e de uma caixa de música.
Uma viagem ao nosso interior que se inicia com um eletrocardiograma e termina com a escuta individual da melodia única produzida por cada coração, numa experiência íntima e singular. Cada participante é convidado a deitar-se numa marquesa, enquanto um intérprete lhe faz um eletrocardiograma, no final recebe um gráfico da sua atividade cardíaca. Em seguida leva este gráfico a outro intérprete que realiza furos numa tira de papel, seguindo o padrão do ECG. Seguidamente, a faixa perfurada é inserida numa caixa de música, para que o espectador possa escutar a música do seu coração.
Cardiophone é uma experiência única, ao permitir o encontro entre a tecnologia médica e a música mecânica, em que ambos se fundem numa obra de arte. O ato de traduzir o gráfico da atividade cardíaca em notas musicais, atribui camadas emocionais profundas a este procedimento médico familiar.
Entrada livre sujeita à lotação e com levantamento de bilhete no próprio dia na bilheteira do SLTM. Lotação limitada a uma pessoa por sessão de 10 em 10 minutos. Em sessões contínuas.
Espetáculo inserido no FIMFA Lx'22
Ficha técnica:
Moran Duvshani e Shay Percil, conceção; Ruth Hof, direção artística; Shaul Duvshani, construção de objeto.
Local: