Ciclo Pharmácia Amália
O CCB celebra o aniversário do nascimento de Amália Rodrigues e a presença do seu legado no nosso património cultural comum com uma programação dirigida a todas as infâncias. As comemorações, que se estendem até abril, compreendem visitas autónomas e performativas, concertos, uma conversa, uma oficina e uma instalação.
Em fevereiro, é possível visitar a instalação multimédia Pharmácia Amália, da autoria de Teresa Gentil, onde se pode ouvir e sentir a música da fadista e onde se desenha, retrospetivamente, os principais momentos da sua carreira artística. Para marcar a inauguração da instalação, tem lugar, no dia 13, uma atuação de A Monda Teatro-Música, que volta a subir ao palco no dia 22 com o concerto Sou filha das ervas – Cantigas para o coração, onde será abordado o imenso repertório de Amália.
Dia 15, filhos, pais, netos e avós reúnem-se para a Oficina de História Amália, onde irão assumir uma atitude de detetives do passado, procurando factos e tendências que ajudem a compreender como se organizava o quotidiano dos lisboetas entre 1920 e 1999. A partir de dia 16, tem lugar No tempo das cerejas, visitas guiadas autónomas e visitas performativas à instalação Pharmácia Amália, criadas e conduzidas por cinco atores que irão explorar quatro lugares atravessados pelo universo da fadista.
Local: