Cine Biodiverso
Ciclo de cinema colombiano

A Casa da América Latina apresenta um ciclo de cinema colombiano, Cine Biodiverso, que exibe filmes de mulheres cineastas sobre a realidade colombiana.
Programa:
9 abr: 18h
LA BONGA, 2023, 77’
De Canela Reyes, Sebastián Pinzón Silva
Duas décadas depois de receberem a ameaça de morte dos paramilitares, que os levou a abandonar a casa e a deixar tudo para trás, uma comunidade quilombola embarca numa viagem simbólica, pelas selvas do Caribe colombiano, para ressuscitar um lar que apenas existe nas suas memórias.
10 abr: 18h
ANA ROSA, 2022, 93’
De Catalina Vilar
A realizadora Catalina Villar desocupava a casa dos pais quando descobre o cartão de identidade da avó paterna, Ana Rosa, submetida a uma lobotomia, em finais de 1950. A pergunta do porquê de tal intervenção, serve de mote a este documentário. A partir de entrevistas a psiquiatras e familiares, e pesquisa de arquivos, a realizadora põe em evidência coincidências e sinistros que ultrapassam a tragédia pessoal, revelando como a psiquiatria serviu a sociedade.
Sessão seguida de conversa com a realizadora Catalina Vilar
11 abr: 18h
MIS DOS VOCES, 2022, 68’
De Lina Rodríguez
Três mulheres relatam as suas experiências como emigrantes e a sua relação com a violência, a pertença, a maternidade e a reconciliação.
DIOBA, 2023, 84’
De Adriana Rojas, Espitia
Elba, 63 anos, indígena, é a única habitante de um bosque isolado. O seu tempo divide-se entre a casa, a floresta e a obsessão por uma fotografia pendurada no quarto: uma menina indígena no dia da sua Primeira Comunhão. Os seus delírios frequentes, obrigam-na a lutar e a reconectar-se consigo mesma, com a sua essência e com as suas raízes.
Local: