Cock, Cock… Who’s There?
Samira Elagoz
Num tempo em que o real e o virtual estão inexoravelmente ligados, e em que aquilo que é pessoal se tornou cada vez mais político, a performer e realizadora Samira Elagoz constrói um dos espetáculos mais perturbadores do teatro europeu dos últimos anos. O ponto de partida é uma experiência traumática de agressão sexual sofrida pela criadora finlandesa de origem egípcia há alguns anos.
Elagoz decidiu, algum tempo depois do namorado a ter violado, empreender um longo processo de investigação sobre o modo como a cultura contemporânea espelha noções como consentimento e dinâmicas de poder de género, e visões sobre a própria sexualidade feminina. Numa primeira fase, conduziu uma série de entrevistas filmadas junto do seu círculo familiar e de amigos, captando as reações à sua violação. Em seguida, Elagoz intentou uma série de interações com homens de vários continentes através de plataformas online de encontros íntimos como o Tinder e o Chatroulette.
Cock, Cock… Who’s There? resulta assim numa performance documental onde “a artista mostra as relações de género em toda a sua ambivalência e leva o público consigo numa jornada fria e poderosa de recuperação do eu”.
[texto: Frederico Bernardino/Agenda Cultural de Lisboa]
Inserido na programação TBA no Lux.
Em inglês com legendagem em português.
Ficha técnica:
Samira Elagoz, texto, direção e edição; Samira Elagoz, Ayumi Matsuda e Tashi Iwaoka, interpretação.
12 € - preço normal
5 € - menores de 25 anos
Local: