Coleção de Espectador_s
Raquel André
“O que vês quando olhas para este palco? Uma tela, uma plateia em palco, o chão do palco, preto, de madeira… Quero-te pedir que continues a observar o palco…” Este é o desafio lançado por Raquel André ao espectador, naquele que é o derradeiro capítulo da tetralogia “Coleção de Pessoas” a que a artista se tem dedicado desde 2014.
Depois de ter colecionado Amantes, Colecionadores e Artistas, Raquel André completa o seu “arquivo do efémero, composto pelas memórias e histórias” de seres humanos dos quatro cantos do mundo, com “um espetáculo de elogio a todas as pessoas que contribuem para a realização de um evento artístico, dos técnicos aos produtores, dos artistas aos espectadores.”
A base para esta criação esteve no contributo de centenas de internautas que, através do site collectionofspectators.com, aceitaram um conjunto de desafios lançados pela artista em forma de instruções, através dos quais são recolhidos testemunhos e contributos. A estes, somam-se os do público em sala: serão 11 os espetador_s convidados a subir ao palco para, ao lado de Raquel André, desvendarem como as suas vidas são, ou foram, tocadas pela criação artística. [texto de Frederico Bernardino/Agenda Cultural de Lisboa]
Sessão com interpretação em Língua Gestual Portuguesa a 18 julho, às 16h
Ficha técnica:
Teatro Nacional D. Maria II/ BIT Teatergarajsen. Raquel André, autoria; Cláudia Gaiolas e Raquel André, cocriação.
9 € a 16 € - (ver descontos aplicáveis)
Local: