Coleção Paulo de Pitta e Cunha
A missão da Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva inclui a organização de exposições temporárias dos artistas que representa e de outros artistas de reconhecida qualidade, privilegiando a cooperação com outras instituições públicas e privadas.
Na linha programática da Fundação insere-se a realização anual da exposição de uma coleção privada que pela sua relevância deva ser objeto de estudo e de partilha com o público. Assim também se põe em relevo a importância do colecionismo privado no apoio aos artistas, às galerias e no reforço do pluralismo cultural.
Este ano apresenta-se a coleção do Professor Paulo de Pitta e Cunha, recentemente falecido e que foi constituída ao longo da sua vida, reunindo um relevante conjunto de mais de quinhentas obras de alguns dos mais importantes artistas da segunda metade do séc. XX e das primeiras décadas do século XXI.
Paulo de Pitta e Cunha (1937-2022), foi um notável professor catedrático da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e da Universidade Católica, ilustre jurisconsultor nas áreas do Direito Fiscal e do Direito Europeu, tendo tido uma relevante contribuição ao processo de integração de Portugal na EFTA e depois na Comunidade Europeia.
Com curadoria de Raquel Henriques da Silva e contando com a colaboração da família, esta exposição revelará pela primeira vez ao público português obras de Almada Negreiros, Helena Almeida, Carlos Botelho, Eduardo Batarda, Lourdes Castro, Julião Sarmento, Cabrita, Júlio Pomar, Paula Rego, Rui Chafes, José Pedro Croft, Sonia Delaunay, Basquiat, Arman, Vasarely, Chillida, Dubuffet, Yves Klein, Richard Long, Henry Moore, Matt Mullican, Sam Francis, Niki de Saint-Phale, Wesselmann, Andy Warhol, entre outros artistas.
Terça a domingo, das 10h às 18h
Ficha técnica:
Curadoria de Raquel Henriques da Silva
Local: