Jorge de Sena no Centenário do Seu Nascimento
Colóquio
Jorge de Sena, nome ímpar da literatura e da cultura portuguesas, nasceu em Lisboa a 2 de Novembro de 1919 e viveu exilado no Brasil entre 1959 e 1965, e nos EUA a partir de 1965, vindo a falecer em Santa Bárbara, na Califórnia, a 4 de Junho de 1978. Comemorando o centenário do nascimento do poeta, o CLEPUL, através do seu Grupo 1 – Literatura e Cultura Portuguesas, organiza um colóquio internacional para o qual convidou alguns dos mais reputados especialistas do Autor, que abordarão diversas vertentes da sua obra vasta e multímoda.
Poeta, ficcionista, dramaturgo, ensaísta, crítico e teorizador da literatura, historiador da cultura, tradutor, diarista, epistológrafo, tudo isto foi Jorge de Sena, mas sem nunca esgotar a sua funda ânsia de abarcar a totalidade do que é humano. Pretende-se com este colóquio iluminar zonas menos conhecidas da obra seniana, fazer um balanço do estado da arte dos estudos sobre a obra do autor de Metamorfoses e perspectivar o muito que está ainda por fazer, nomeadamente no que toca ao diálogo de Jorge de Sena com os seus contemporâneos e com as gerações que lhe sucederam.
Programa
Dia 17, quinta-feira
9h Recepção dos participantes
9h30 Sessão de abertura: Director da FLUL, Director do CLEPUL, Isabel de Sena e Margarida Braga Neves
10h Conferência de abertura Francisco Cota Fagundes (University of Massachusetts – Amherst) – “O bestiário sui generis da obra poética e ficcional de Jorge de Sena: os animais «culturais»”
Moderação: João Dionísio (FLUL/Centro de Linguística da ULisboa)
10h45 Pausa para café
Mesa 1
11h15 Eugénio Lisboa (Universidade de Aveiro) – “Algumas considerações sobre a correspondência de Jorge de Sena”
11h45 Teresa Martins Marques (CLEPUL/PEN Clube) – “Diálogos de Jorge de Sena com David MourãoFerreira: Sinais de Fogo e Passagem do Purgatório”
12h15 Debate
Moderação: Ana Paula Tavares (FLUL/CLEPUL)
12h30 Pausa para almoço
Mesa 2
14h Margarida Braga Neves (FLUL/CLEPUL) – “Ficção e autoficção em Jorge de Sena”
14h30 Lucas Mendes (Universidade Federal de Juiz de Fora/C.A. João XXIII) – “Política e poética na inédita troca epistolar luso-brasileira entre Jorge de Sena e Murilo Mendes (1959-1974): a trajetória da linguagem nas metamorfoses da paisagem e da violência”
15h Debate
Moderação: Serafina Martins (FLUL/CLEPUL)
15h15 Visita à exposição bibliográfica patente no átrio da Biblioteca da FLUL
15h45 Pausa para café
Mesa 3
16h15 Mesa-redonda de poetas: Fernando J. B. Martinho, Fernando Pinto do Amaral, António Carlos Cortez e Rita Taborda Duarte
17h45 Debate
Moderação: Margarida Vale de Gato (FLUL/Centro de Estudos Anglísticos da ULisboa)
18h Final do primeiro dia de trabalhos
Dia 18, sexta-feira
Mesa 4
10h Gilda Santos (Universidade Federal do Rio de Janeiro/Real Gabinete Português de Leitura) – “O Físico Prodigioso: Pluralidades de uma novela singular”
10h30 Inês Espada Vieira (Universidade Católica Portuguesa – Lisboa) – “A morte de Jorge de Sena na imprensa portuguesa”
11h Depoimento de António Cirurgião (University of Connecticut – Storrs) – “Jorge de Sena: genuíno exemplo” 11h15 Debate
Moderação: Maria Isabel Rocheta (FLUL/CLEPUL)
11h30 Pausa para café Mesa 5
12h Ernesto Rodrigues (FLUL/CLEPUL) – “A Morte do Papa: teatro crítico”
12h30 Joana Meirim (Universidade Católica Portuguesa – Lisboa) – “Elucidar, corrigir e desmentir: os «ensaios morais» de Jorge de Sena”
13h Debate
Moderação: Patrícia Soares Martins (FLUL/CLEPUL)
13h15 Pausa para almoço
Mesa 6
14h30 Kenneth David Jackson (Yale University) – “Jorge de Sena, poeta experimental”
15h Jorge Vaz de Carvalho (Universidade Católica Portuguesa – Lisboa) – “Jorge de Sena e a eternidade”
15h30 Debate
Moderação: Margarida Braga Neves (FLUL/CLEPUL)
15h45 Conferência de Encerramento – Fátima Freitas Morna (FLUL) “«Porque a poesia é um equívoco, creiam”»
Moderação: Simão Valente (FLUL/Centro de Estudos Comparatistas da ULisboa)
16h30 Pausa para café
17h Lançamento da edição do centenário de Jorge de Sena da revista Metamorfoses da Cátedra Jorge de Sena para Estudos Literários Luso-Afro-Brasileiros/Universidade Federal do Rio de Janeiro, coordenado por Gilda Santos (UFRJ/Real Gabinete Português de Leitura). Apresentação por Gilda Santos e Christopher Auretta (Faculdade de Ciências e Tecnologia/ Universidade Nova de Lisboa).
17h30 Leitura de poemas de Jorge de Sena por Maria José de Sena e Luís Caetano (RDP/RTP)
18h Encerramento
Local: