Com a Linha de Sombra
"Máscaras" de Noémia Delgado
Apresentação do livro Women’s Cinema in Contemporary Portugal, coletânea de ensaios sobre o cinema realizado em Portugal por mulheres, serve de pretexto para a apresentação do filme Máscaras, de Noémia Delgado (objeto de dois dos ensaios do livro) no âmbito desta rubrica regular da Cinemateca feita em colaboração com a livraria Linha de Sombra.
Antes da sessão, às 18h, há uma conversa sobre Women’s Cinema in Contemporary Portugal na Linha de Sombra com as presenças de Mariana Liz e Hillary Owen, organizadoras da edição.
Sinopse
Noémia Delgado rodou Máscaras entre o Natal de 1974 e a Quarta-Feira de Cinzas de 1975 em Varge, Grijó da Parada, Bemposta, Podence, Rio de Onor e Bragança. Centrando-se nos caretos tradicionais de Trás-os-Montes, o filme regista os rituais seculares do “Ciclo de inverno”, associados ao solstício e à iniciação à idade adulta. Ao registar um conjunto de tradições, cujo significado e rigor na representação se estavam a diluir progressivamente no tempo, reencenando mesmo algumas delas, Noémia Delgado fará muito pela recuperação e revitalização dessas mesmas tradições das “terras de feição ainda arcaizante do Nordeste Trasmontano”, como introduz a voz de Alexandre O’Neill.
Ficha técnica:
Portugal, 1976 - 110 min | M/12
Local: