Cracking Art
Regener'Art
Regener’Art a instalação de arte do coletivo artístico Cracking Art tem como tema a sustentabilidade e marca a 13ª edição de “A Arte Chegou ao Colombo”.
Uma inédita exposição de esculturas de caracóis gigantes que pretende estimular o debate sobre a importância e o impacto ambiental da regeneração do plástico. Pela primeira vez em Portugal, a mostra de 126 caracóis de variados tamanhos espalhados pela Praça Central do Colombo.
Para a mostra, são usados 80 caracóis pequenos (240 quilos), 40 médios (400 quilos) e 6 grandes (680 quilos), criados através de rotomoldagem, o sistema de produção onde o pó plástico adere às paredes do molde por rotação.
Este sistema permite não só criar obras em grande escala com uma menor quantidade de material, como um menor consumo de energia e desperdício mínimo no processamento que pode ser reutilizado.
Numa extensão da exposição e, em parceria com as Infraestruturas de Portugal, servindo de convite à exposição e sensibilização para o tema, são também apresentadas duas esculturas de grandes dimensões nas entradas das estações ferroviárias do Rossio e de Roma-Areeiro.
Mundialmente conhecido, o coletivo artístico Cracking Art, que celebra este ano o seu 30º aniversário, já realizou mais de 500 das suas instalações de arte um pouco por todo o mundo, como a Bienal de Arte de Veneza, os Museus Reais de Turim, o Duomo de Milão e o Palácio Reggia di Caserta, na Itália; o HangangArtPark, na Coreia de Sul; ou o Festival Hecho en Casa, em Santiago de Chile; entre outros.
Segunda a domingo, das 8h às 24h
Ficha técnica:
Curadoria da State of the Art (SOTA)
Local: