…Daquele que é (Des)objeto II

artes
27 setembro 2024 a 22 fevereiro 2025
vários horários
Fundação Leal Rios
…Daquele que é (Des)objeto II

O que é que constitui o objeto? Será uma simples questão de utilidade prática? Do seu reconhecimento? Ou, terá a ver com o seu significado? … daquele que é (des)objeto II centra-se em questões fundamentais à natureza primordial do objeto.

Através de um conjunto de obras, o visitante é convidado a estabelecer diálogos entre os diversos trabalhos, tal como a refletir sobre a natureza e limites dos objetos apresentados e representados. A narrativa comum às obras de … daquele que é (des)objeto II explora o processo contínuo de desconstrução e descontextualização dos objetos, tal como a sua posterior reconstrução e transformação, ainda que o resultado se desenrole na ausência de significado.

A exposição explora como os objetos podem ultrapassar a sua utilidade prática e reconhecimento tradicional, desvendando uma “vida secreta”, ou uma nova identidade desconstruída, através da transformação e interpretação artística.

Desta forma, a narrativa da mostra reflete fluidez nas dualidades inerentes ao seu conceito: o objeto reconhecível e aquele que não o é, o significado e a sua ausência, o espaço que se ocupa ou aquele que nos remete para um vazio. Ou, que se devota.

Assim, … daquele que é (des)objeto II não se propõe a oferecer respostas definitivas sobre o objeto, mas a estimular o processo contínuo de reflexão. Através do diálogo entre as obras e suas próprias interpretações, cada visitante pode descobrir novas perspectivas, por vezes ambíguas, sobre a natureza dos objetos e o espaço que ocupam na nossa compreensão do mundo.
Sara Leichsenring

Quinta a sábado, das 14h30 às 19h


Ficha técnica:

Artistas: Helena Almeida, Banz & Bowinkel, Becky Beasley, Kryštof Brůha, Rui Chafes, Fábio Colaço, Gabriel Barcia-Colombo, José Pedro Croft, Rebecca Friedli, Diogo Gonçalves, Joana Escoval, Ana Jotta, Nicolai Nekh, Paulo Nozolino, Diogo Pimentão, Mauro Restiffe, Carolina Serrano, Paul Harrison & John Wood

Curadoria de Miguel Leal Rios

Local: