Dédalo: 25 Anos em alfama

artes
15 março a 26 abril 2025
vários horários
vários locais
Dédalo: 25 Anos em alfama

Dédalo: 25 anos em Alfama celebra os 25 anos de presença do Colectivo Multimédia Perve numa das zonas mais emblemáticas do centro histórico de Lisboa.

Associação sem fins lucrativos fundada em 1997 na Amadora e estabelecida em Alfama desde 15 de março de 2000, o Coletivo é responsável pela coordenação e direção artística da Perve Galeria, da Casa da Liberdade – Mário Cesariny, e de outras instituições associadas, como a galeria aPGn2 – a Pigeon too, em Alcântara, e o 27ARTe, espaço experimental de arte contemporânea ao ar livre, acessível 24 horas por dia, 7 dias por semana, em Alfama.

A mostra, com 2 núcleos distintos a apresentar na Casa da Liberdade – Mário Cesariny e na Perve Galeria, oferece uma viagem pela trajetória artística do Coletivo, destacando o seu papel determinante na dinamização cultural da região e no fortalecimento de uma cena artística contemporânea mais inclusiva e inovadora.

Na Perve Galeria, será apresentado um núcleo retrospetivo que reúne obras emblemáticas de artistas que, ao longo dos anos, marcaram o percurso do Colectivo. Através da pintura, escultura, instalações multimédia, videoarte, e outros suportes, a exposição oferece uma visão crítica e sensível da evolução do Colectivo Multimédia Perve, refletindo a sua constante busca por novas linguagens e formas de expressão.

Na Casa da Liberdade – Mário Cesariny, será exposto um núcleo documental que propõe uma linha do tempo detalhada da história do Coletivo, desde a sua fundação, o seu estabelecimento em Alfama, até à atualidade.

Fotografias, registos em vídeo, cartazes e outros materiais documentais oferecem aos visitantes uma compreensão mais profunda do desenvolvimento da sua atividade, da sua missão e impacto cultural.

Local: