Celebração do centenário do nascimento de Eugénio de Andrade
O CCB assinala o Dia Mundial da Poesia, com um programa que celebra o centenário do nascimento de Eugénio de Andrade.
José Fontinhas adotou o nome artístico de Eugénio de Andrade, nome pelo qual ficou conhecido. Em 1942, publicou Adolescente. A sua consagração acontece mais tarde, em 1948, com a publicação de As mãos e os frutos, que granjeou os aplausos de críticos como Jorge de Sena ou Vitorino Nemésio. A obra poética de Eugénio de Andrade é essencialmente lírica, considerada por José Saramago como uma “poesia do corpo a que chega mediante uma depuração contínua”.
As comemorações decorrem com várias iniciativas em diferentes espaços do Centro de Reuniões. O Diga lá um poema, um espaço para declamações espontâneas de poesia, este ano com Eurico Lopes e, pela primeira vez, o Mini Diga lá um poema, concebido para um público mais jovem, sob a orientação de Ana Sofia Paiva.
A Maratona de Leitura, com a moderação de André Gago, acolhe leituras de poesia por personalidades das mais diversas áreas, e uma conversa sobre a vida e a obra de Eugénio de Andrade. É também exibido um documentário sobre o poeta. Iniciativas complementadas com uma feira do livro de poesia.
Entrada gratuita em todos os eventos
Local: