Dia Mundial do Teatro pelo Teatro Nacional 21
Leituras e streaming do sofá
A Teatro Nacional 21 decidiu comemorar o Dia Mundial do Teatro através dos canais disponíveis da estrutura (páginas oficiais das redes sociais). Serão transmitidas durante todo o dia várias leituras de dramaturgia portuguesa e internacional (Harold Pinter, Mickael de Oliveira, Cláudia Lucas Chéu, Gil Vicente, entre outros), muitos dos textos que fizeram parte do percurso da Companhia e que foram levados à cena nos últimos dez anos.
As leituras serão feitas por 21 de actores, um grupo bastante heterogéneo — Rita Blanco, Bruno Nogueira, Albano Jerónimo, Mariana Monteiro, Isabel Abreu, Luísa Cruz, Ana Busttorf, Virgílio Castelo, Custódia Gallego, Emília Silvestre, João Reis, Miguel Raposo, Anabela Moreira, António Durães, António Parra, Maria Leite, Guilherme Moura, Luís Puto, Solange Freitas, Miguel Nunes e Marco Paiva.
À noite, pelas 21h, e para fechar a efeméride, será apresentado em NETeatro (designação que já há muito se previa, mas agora parece ter ganho contornos reais), o texto Veneno, de Cláudia Lucas Chéu, reformulado para esta versão “doméstica” em streaming e interpretado por Albano Jerónimo na sua própria sala de jantar em direto para as plataformas.
Veneno é um monólogo pertinente, dadas as circunstâncias de isolamento do personagem do texto, do ator que o interpreta e, muito provavelmente, de uma maioria que irá assistir.