Doclisboa no Museu do Oriente
Este programa pretende centrar-se em filmes que nascem de um duplo movimento: a transmissão de histórias, mitos e desejos (entre gerações, entre povos, entre eras) associada à territorialidade, e a imaginação, através do cinema, de territorialidades outras, de territórios de pertença cuja topografia é sobretudo afectiva. Para o Museu do Oriente, o DocLisboa preparou um programa de filmes que trabalham directamente em relação com as grandes transformações geopolíticas da modernidade – da emigração para novos eldorados, à construção de um país simbólico através de uma indústria de cinema, das cidades de pertença onde nunca se foi, às memórias de lugares que já não podem ser encontrados.
Programa:
3 fevereiro
City of Jade, de Midi Z
Estreia em Portugal, dá a conhecer um pouco da história do realizador, que apenas com 5 anos viu o seu irmão de 16 partir com o intuito de encontrar tesouros na mítica “Cidade do Jade”. Anos depois, os irmãos reencontram-se e Midi Z vai ao local, devastado pela guerra, na fronteira da Birmânia com a China, onde almas desesperadas procuram o jade.
10 fevereiro
The Great North Korean Picture Show, de James Leong e Lynn Lee
A indústria cinematográfica norte-coreana é crucial na maquinaria de propaganda do regime, construindo através do cinema a auto-representação de um país e de um povo. Pela primeira vez, realizadores estrangeiros entraram na escola de cinema da Coreia do norte.
17 de fevereiro
Ismyrna, de Joana Hadjithomas e Khalil Joreige + Dis-Moi, de Chantal Akerman
Joana Hadjithomas e a poeta Etel Adnan partilham uma cidade em que nunca estiveram, Esmirna, na Turquia. Um local que marcou os seus antepassados e que serve de pano de fundo para as mudanças na região após a queda do Império Otomano.
Em Dis-Moi, Akerman visita três idosas de ascendência judia e pede-lhes que falem sobre as suas avós. Todas relembram uma vida perdida em campos de concentração.
24 fevereiro
Once I Entered a Garden, de Avi Mograbi
O filme fantasia o Velho Médio Oriente, onde as comunidades não estavam divididas nem etnicamente, nem religiosamente. Ali e Avi fazem uma viagem às histórias partilhadas e o Médio Oriente de outrora surge facilmente.
Local: