Doclisboa’23
21.º Festival Internacional de Cinema
O documentário volta a estar em destaque na 21.ª edição do Doclisboa, com um programa que exibe retrospetivas, estreias mundiais, obras de novos realizadores e de cineastas consagrados, assim como muitas sessões para escolas e famílias. Como é habitual, questões que têm maior impacto na sociedade atual são o foco dos muitos trabalhos apresentados.
São apresentadas duas retrospetivas, uma que dá a conhecer o cinema americano do período do New Deal, em sessões pensadas em colaboração com a Cinemateca Portuguesa; e outra que revela as visões da tundra, das florestas e da vida no Norte, com obras assinadas por Anastasia Lapsui e Markku Lehmuskallio, dois realizadores que dedicaram as suas vidas e o seu trabalho conjunto aos povos indígenas do Norte.
A secção Heart Beat, que exibe filmes que exploram todas as formas de arte e expressão, é marcada pela estreia de Verdade ou Consequência?, documentário de Sofia Marques sobre o ator e encenador Luis Miguel Cintra. Destaque também para Ospina Cali Colombia, de Jorge de Carvalho, que dá a conhecer o irreverente realizador Luís Ospina, acompanhando-o num encontro em Lisboa onde Ospina fala da sua vida e do seu trabalho prolífico.
Destaque também para a secção Da Terra à Lua, onde são revelados os mais recentes trabalhos de documentaristas fundamentais fora de competição. De salientar a visão íntima da realizadora Sara Dolotadabi sobre o seu pai, o escritor iraniano Mahmoud Dowlatabadi, em An Owl, A Garden & The Writer; e a estreia mundial de A Câmara, de Cristiane Bernardes e Tiago Aragão, que acompanha mulheres eleitas de diferentes espetros políticos, que exercem o seu cargo na Câmara dos Deputados durante o último ano do governo de Jair Bolsonaro. AF
Programação integral aqui
Local:
Cinema Ideal
Cinema São Jorge
Bilheteira: todos os dias das 13h às 20h. Em dias de eventos até 15 min. após o início da última sessão.