Emilio Gola
Sans souci

A intimidade próxima e pessoal da amizade não é apenas um tema para o artista italiano Emilio Gola, mas também uma forma de trabalhar – um modo de produção artística que implica reunir e juntar pessoas, trabalhar no momento, mas também moldado pela energia e pela atmosfera, como a memória. A tela vazia e um pincel podem ser uma forma avassaladora de começar, por isso Emilio recorre a outros para obter pontos de inspiração práticos.
Convida as pessoas para o estúdio, “um porto de amigos”, e tira fotografias, encena-os com adereços e começa a criar um quadro a partir de diferentes imagens reais e imaginárias. As pinturas de Emilio têm uma qualidade transcendental, nem real nem surreal.
Na sua última exposição, Sans Souci, tecidos e roupas em camadas constroem um espaço texturizado para as pinturas, que são interrompidas por uma variedade de objetos cuidadosamente trabalhados que aludem a temas evocativos da história da arte: garrafas e copos de vinho tinto intenso, um cacho de uvas, cerejas e uma romã cortada com os seus frutos, flores a desabrochar, um único limão, pratos de vários tamanhos. Pode dizer-se que a comida e a bebida remetem para noções de intoxicação – quer através do ato literal de festejar e das folias associadas, quer através de uma ideia mais abstrata de amizade, comunidade. (…)
Chris Hayes
Terça a sábado, das 11h às 19h
Local: