Encontros Sonoros Atlânticos
2022
Entre 19 de julho e 17 de setembro, os Encontros Sonoros Atlânticos 2022 apresentam seis concertos nos Açores e Portugal Continental e um programa com uma estreia nacional e cinco mundiais que destacam a nova geração de criadores e intérpretes portugueses.
Com programação pelo compositor Vasco Mendonça e promovido pela Associação Francisco de Lacerda – a Música e o Mundo, o ciclo desta segunda edição principiou em São Jorge, atravessando depois a Terceira, São Miguel, terminando em Lisboa.
O último concerto decorre a 17 de setembro, na Biblioteca Nacional, com a Orquestra Metropolitana de Lisboa a estrear a obra Sitll, Unfolding!, de Samuel Gapp, vencedora do 1.º Prémio de Composição Francisco de Lacerda no último concerto do ciclo Encontros Sonoros Atlânticos 2022. Dirigida pelo maestro Pedro Neves, e com a soprano Eduarda Melo, a OML interpretará também a verão orquestral das Trovas de Francisco de Lacerda, uma raramente ouvida Pavane para orquestra de cordas do compositor açoriano e a belíssima suite Ma Mere L’Oye, de Maurice Ravel.
Local: