Ensemble DME

Apresentação de temporada

música
20 janeiro 2025
seg: 19h30
Lisboa Incomum
Ensemble DME

O Ensemble DME, sob a direção do maestro Pedro Pinto Figueiredo, apresenta dois concertos em janeiro de 2025, dedicados à música de compositores belgas e portugueses. O primeiro concerto marca o início da temporada e inclui a apresentação da programação para 2025 no Lisboa Incomum. O segundo terá lugar em Bruxelas, no Loop Festival, integrado nas Residências Artísticas EFFEA – European Festivals Fund for Emerging Artists.

O programa começa com Faisceaux (1985, revista em 2016), de Annette Vande Gorne, compositora pioneira da música eletroacústica. Esta peça destaca-se por ser a única do seu repertório em que é utilizado um instrumento, neste caso o piano, o seu instrumento de formação. Segue-se Ice (1990), de Thierry De Mey, que se afirma como um exemplo marcante da teatralidade na música contemporânea. Da jovem compositora portuguesa Mariana Vieira será apresentada Lissabonleipzig (notes added to a text) (2023), uma encomenda da Gewandhaus Leipzig inspirada no livro Lisboaleipzig, de Maria Gabriela Llansol. Outro destaque é [Dis]Orient[ed]alized (2024), de Arshia Samsaminia, composta durante a residência do compositor no Lisboa Incomum e encomendada pelo Projecto DME. A peça aborda a confluência entre Oriente e Ocidente, explorando linguagens artísticas diversas.

Da compositora luso-belga Judith Adler de Oliveira, o Ensemble DME apresentará, pela primeira vez, a peça A Walk Through Mnemonic Spaces (2024). O programa encerra com duas peças do compositor e diretor artístico do Projecto DME, Jaime Reis, Quartzo (IV) e Rosa do Deserto (V) (2022), ambas do ciclo Sangue Inverso. Estas obras distinguem-se pela utilização de instrumentos custom made e pelo seu carácter interativo.

Entrada livre mediante reserva: lisboaincomum@gmail.com


Ficha técnica:

Pedro Pinto Figueiredo - maestro
Alex Waite - piano
Ângela Carneiro - violoncelo
Beatriz Costa - violino
Carlos Silva - clarinete
Mafalda Carvalho - flauta

Local: