Escapologia da Ilha

artes
6 julho a 30 setembro 2024
vários horários
Centro Cultural de Cabo Verde
Escapologia da Ilha

Escapologia da Ilha é uma exposição coletiva que junta mulheres insulanas num vislumbre de como é que a insularidade influencia a visão delas nas artes plásticas.

O que sente uma mulher face ao omnipresente desejo de transformar o espaço ilhéu? Face ao desejo de sair querendo permanecer? Como escapar da armadilha que a amarra à ilha sem sentir que está a deixar pedaços de si para trás?

As artistas que participam nesta exposição, oriundas de quadrantes tão dispersos e vivências diferentes, são mulheres que afloram lutas com traços similares que vão desde a liberação feminina através das artes, passando por outras questões ligadas ao feminismo, igualdades e desigualdades sociais, maternidade e gestão familiar e profissional, lutas e conquistas, etc., que se refletem e projetam nas suas obras artísticas.

A exposição espelha, também, a beleza que nasce dos diferentes olhares e sentimentos, estabelecendo diálogos inter e intraculturais entre mulheres artistas oriundas de ilhas lusófonas, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe, Madeira, Açores e Timor-Leste, e mulheres das Canárias e da Austrália, países com ligação a Cabo Verde por via da Macaronésia e das relações diplomáticas, respetivamente. No meio delas uma artista que acrescenta um toque de serenidade madagascarense a este mundo de múltiplos encantamentos femininos.

 

 

Segunda a sexta, das 10h às 17h


Ficha técnica:

Artistas: Soraïa Sü e Eneida Tavares (Cabo Verde), Eva Tomé e Marilene Mandinga (São Tomé e Príncipe), Gabriela Carrascalão (Timor-Leste), Catarina Branco (Açores), Marta de Castro e Filipa Venâncio (Madeira), Saskia Rodriguez (Canárias), Deborah Wurrkidj e Indra McCormick (Austrália) e Barbara Portailler (Madagáscar)

Local: