Este evento já ocorreu.

Exílios, fluxos migratórios e solidariedade

ciências
28 abril a 15 setembro 2022
Arquivo Nacional da Torre do Tombo
Exílios, fluxos migratórios e solidariedade

Até 15 de setembro, a Torre do Tombo acolhe a exposição Exílios, fluxos migratórios e solidariedade. Esta é a última, das três exposições, previstas no âmbito do projeto Tesouros Digitais Europeus, que pretende exibir alguns dos tesouros documentais europeus guardados em arquivo desde tempos remotos.

Numa altura em que a Europa enfrenta graves crises migratórias, esta exposição, fruto da cooperação europeia, analisa questões como exílios e fluxos migratórios numa perspetiva histórica, através de 47 documentos chave ao longo de vários séculos.
A exposição proporciona uma experiência  transmedia, esta exposição alia a presença de documentos originais com a reprodução de documentos em impressão de alta qualidade e explorados através de  jogos e realidade aumentada.

Através deles encontraremos terminologia que, infelizmente, permanece demasiado familiar na história europeia e internacional recente; palavras e frases como repressão, perseguição, exílio político, campos de refugiados, racismo, antissemitismo, limpeza étnica e genocídio. Como se verá, muitos dos documentos destacam atos que revelam o lado mais obscuro da natureza humana. Mas, ao mesmo tempo, há aspetos em muitos deles que nos permitem um regresso a um lado mais positivo. Termos como empatia, tolerância, abnegação, caridade e solidariedade também têm um lugar nas histórias que estão a ser contadas. Vários deles sublinham também a contribuição positiva que os imigrantes deram às sociedades onde se estabeleceram.

Até 15 setembro 2022
Segunda a sexta: 9h30-16h30


Ficha técnica:

No âmbito do projeto Tesouros Digitais Europeus

Local: