Férias da Páscoa no Museu
As férias da Páscoa do CCB foram pensadas em torno das exposições permanentes da Coleção Berardo e da exposição temporária Dos Pés à Cabeça.
3 a 6 de abril
Brinco, logo existo (4-6 anos)
Qual é a tua brincadeira preferida? Às vezes, sentados na sala de aula, as nossas ideias vagueiam pela hora do recreio, onde caçamos tesouros, jogamos ao lencinho e saltamos à corda. Mal podemos esperar por que a campainha toque… entre amigos e brincadeiras, tudo é possível! Casinhas de várias formas e cores esvoaçantes animam os nossos dias, enquanto linhas saltitonas puxam pela nossa imaginação. Também no museu os nossos olhos brincam com tantos rabiscos informais, formas cubistas, rebuçados pop ou sombras fugazes! As exposições e obras de arte do Museu dão-nos ideias para criar novas brincadeiras — pista após pista, vamos criar novos jogos e desafios.
Conceção e orientação Francisca Valador e Lea Managil
A Arte é o meu sexto sentido (7-13 anos)
É através dos cinco sentidos que apreendemos o mundo e interagimos com ele. Qual é para vocês o sentido mais importante? E, quando estão perante uma obra de arte, quais são os sentidos que usam?
Desde sempre que os artistas usam a sensibilidade para criar novas formas de percecionar e interpretar o mundo. Uma obra de arte pode abrir novas realidades e revelar-nos coisas que desconhecíamos sobre nós mesmos e o mundo à nossa volta.
A partir da exposição Dos Pés à Cabeça, vamos descobrir como a arte pode ser o nosso sexto sentido, ativando novas experiências e novos modos de pensar, sentir e criar!
Conceção e orientação Andreia César e Jorge Catarino
10 a 14 de abril
Festa de forma e cor (4-6 anos)
Baile de máscaras
Mascarada de formas
No meio de constantes mudanças, surge uma oportunidade de criar algo muito especial. Quem sou Eu? Quem gostava de Ser? Fazemos uma brincadeira: cada um vai criar uma performance individual onde inventará umas personagens geométricas, como Oskar Schlemmer fez no seu Ballet Triádico. De que precisamos para realizar estas fantasias? Máscaras, adereços, figurinos… e muito mais. Tragam a vossa imaginação — e muita vontade de construir e pintar.
Conceção e orientação Lea Managil e Mariana Ramos
Lugares imaginados (7-13 anos)
Os lugares fazem parte do nosso dia a dia. Há lugares por onde passamos muito rapidamente, e lugares onde permanecemos horas a fio… Há lugares misteriosos e incertos, e outros muito divertidos! Há lugares familiares, e outros longínquos, que nos fazem sonhar com novos e distantes mundos. E há ainda outros lugares, os da nossa imaginação: são tão grandes e tão particulares que não cabem numa sala, mas no nosso mundo. Os artistas, entre cores, formas e materiais, conduzem-nos aos seus (não) lugares, reais ou imaginados. Nestas férias, venham connosco viajar pelos lugares de artistas de importantes vanguardas, desde o cubismo até à pop art!
Conceção e orientação Fabrícia Valente e Márcia Saldanha
Das 09h30 às 17h30 | com marcação prévia
☎️ Marcações por telefone (213 612 800), de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.
💻 Marcações pelo e-mail servico.educativo.museu@ccb.pt
125 € - 1ª semana - almoço e seguro incluídos
155 € - 2ª semana - almoço e seguro incluídos
Local: