Festa do Cinema Italiano
14.ª edição
A 14.ª edição da Festa do Cinema Italiano é marcada pela figura feminina. O evento apresenta uma retrospetiva dedicada às divas do cinema italiano e exibe em antestreia um grande número de filmes. Exposições, conversas e gastronomia completam a programação.
A Festa abre com o mais recente filme de Nanni Moretti, Três Andares, apresentado no Festival de Cannes onde recebeu elogios da crítica. A história segue três famílias que vivem no mesmo prédio em Roma, durante 10 anos. Era uma Vez a Máfia, de Franco Maresco, é também exibido em antestreia. O filme, que recebeu o Prémio do Júri no Festival de Veneza, é um retrato divertido da vida em Palermo, através do olhar daqueles que têm de lidar com as organizações criminosas da cidade. Destaque ainda para a sessão de encerramento, que tem a particularidade de ser a sessão de abertura do festival de cinema Olhares do Mediterrâneo, com a obra As Irmãs Macaluso, terceira longa-metragem da dramaturga Emma Dante, que conta a história de cinco irmãs e das suas relações ao longo da vida.
A Festa do Cinema Italiano presta homenagem às grandes atrizes e intérpretes do cinema italiano através de uma retrospetiva (secção Amarcord), Siamo Donne–Divas do Cinema Italiano, em colaboração com a Cinemateca. O programa, que inclui títulos desde o período mudo à atualidade, apresenta 15 filmes onde nomes como Sophia Loren, Monica Vitti, Silvana Mangano, Claudia Cardinale, Alida Valli, Anna Magnani e muitas outras que brilharam, conquistando a admiração dos italianos e do mundo. Além do Bem e do Mal, com a lendária atriz Virna Lisi; Malizia, que transformou Laura Antonelli num símbolo sexual, e Malombra, filme mudo protagonizado por Lydia Borelli, ícone de beleza em Itália do início do século XX, são algumas das obras em destaque. A par das sessões de cinema há ainda uma exposição fotográfica PHOTOCALL – Atrizes do Cinema Italiano e uma masterclass sobre a conotação e o significado da palavra “diva” ao longo da história.
Também nas sessões especiais as mulheres estão em destaque com várias homenagens. Uma delas à fotógrafa Letizia Battaglia, nome incontornável da fotografia italiana e fotojornalista reconhecida por retratar a máfia. Battaglia marca presença no festival que inclui uma exposição fotográfica e a exibição de dois filmes: Shooting the Mafia, de Kim Longinotto, e a antestreia de Era Uma Vez A Máfia. Outro tributo é dedicado a Benedetta Barzini, ícone da moda nos anos 60, musa de Andy Warhol, Salvador Dalí e Richard Avedon, feminista e ativista pelos direitos das mulheres. Sobre Benedetta é exibido o documentário realizado pelo seu filho Beniamino Barrese, La Scomparsa di Mia Madre. Por fim, Raffaella Carrà, cantora, apresentadora e atriz, que morreu este ano, é homenageada com uma sessão de cinema e uma festa temática com concertos e um espetáculo burlesco na Fábrica do Pão – HUB Criativo do Beato.
Programação integral aqui
Local:
Cinema Nimas
Cinema São Jorge
Bilheteira: todos os dias das 13h às 20h. Em dias de eventos até 15 min. após o início da última sessão.