Festa do Cinema Italiano
2025

A Festa do Cinema Italiano chega à maioridade e celebra a 18.ª edição com um programa que inclui estreias nacionais, encontros com realizadores e homenageia o cinema clássico. Paralelamente realizam-se vários eventos que incluem música, literatura e gastronomia.
O filme de abertura A Grande Ambição, de Andrea Segre, é um dos momentos altos da Festa. A antestreia acontece no Cinema São Jorge e conta com a presença do realizador.
Outras antestreias: Vermiglio, de Maura Delpero, um drama ambientado em 1944, numa vila isolada e montanhosa onde a dinâmica de uma família numerosa é alterada com a chegada de um jovem desertor. O filme venceu o Leão de Prata no Festival de Veneza; Marcello Mio, de Christophe Honoré, uma divertida e surreal comédia em que Chiara Mastroianni decide viver como se fosse o seu pai; e O Regresso de Ulisses, de Umberto Pasolini, protagonizado por Ralph Fiennes e Juliette Binoche, que revisita as manobras de Ulisses, de Homero, na sua jornada para se reunir com Penélope
O centenário do nascimento de Marcello Mastroianni é celebrado com a exibição de vários filmes que evocam a passagem do ator pelo nosso país e há ainda um ciclo dedicado à ópera que presta tributo aos compositores Giuseppe Verdi, Giacomo Puccini e Josef Mysliveček, exibindo no grande ecrã obras únicas como La Traviata (filmada por Mario Martone), La Rondine (por ocasião do centenário de Puccini) e La Forza del Destino, de Giuseppe Verdi, que fez a abertura da temporada de ópera 24/25 no Teatro La Scala.
Destaque também para o programa Sombras: Histórias de Colonialismo, Solidariedade e Libertação, com curadoria de Mattia Tosti e Orsola Vannocci Bonsi, que dá a conhecer trabalhos de videoarte, cinema de arquivo e documentário que exploram narrativas ligadas ao colonialismo e aos processos de libertação, cruzando as experiências históricas de Itália e Portugal. Pensado em três momentos, apresenta uma seleção de obras de videoarte sobre as memórias do colonialismo italiano, a projeção de filmes de arquivo que documentam os movimentos de libertação das ex-colónias portuguesas e um documentário que aborda o tema do colonialismo em Itália. AF
Programação integral aqui
5 €
4 € - Menores de 25, maiores de 65 anos, desempregados
Local:
Cinema Fernando Lopes
Cinema São Jorge
Bilheteira: todos os dias das 13h às 20h. Em dias de eventos até 15 min. após o início da última sessão.