Festival Eufémia
Mulheres, Teatro e Identidades
Organizado e promovido pelo Grupo Eufémias, o primeiro coletivo em Portugal a integrar o Magdalena Project (Rede Internacional de Mulheres no Teatro Contemporâneo), o Festival Eufémia é também o primeiro festival de teatro assumidamente feminista a decorrer em Lisboa (no próximo ano teremos também, no Teatro Nacional D. Maria II, o Feminist Futures Festival). O Eufémia caracteriza-se por procurar “dar visibilidade a produções teatrais de artistas portuguesas e latino-americanas em torno das questões de género e sensibilizar a comunidade para as dimensões social e política destas ações”.
Para isso, nesta primeira edição, a programação integra, para além dos espetáculos de teatro (ver eventos relacionados), concertos, mesas-redondas, ações de formação e um conjunto de atividades complementares. Destacam-se a exemplo, uma ação de formação da coreógrafa brasileira Lívia Gaudêncio, Corpo Político – Práticas Performativas; a exibição do filme de Raquel Freire, As mulheres do meu país; ou a Parada Final, um conjunto de intervenções artísticas, dirigidas pela argentina Ana Woolf (AR) e a francesa Brigitte Cirla, em espaço público, em Arroios, com pessoas que integram o Festival Eufémia, e a participação livre da comunidade em geral. FB
Mais informação aqui.
Contacto: festival.eufemia@gmail.com
Ficha técnica:
Grupo Eufémias. Catarina Sobral, Elsa Maurício Childs, Mafalda Alexandre, Maria Catarina Amaral, Poliana Tuchia e Stefania Macua, conceção e programação.
Local: