Físicas do Património Português

Arquitetura e Memória

artes
5 dezembro 2018 a 22 setembro 2019
vários horários
Museu de Arte Popular
Físicas do Património Português

Esta exposição parte de uma metáfora – os estados da matéria – para dar a conhecer como se trabalha ao mais alto nível em reabilitação patrimonial em Portugal. São apresentadas maquetes de 12  projetos concluídos nos últimos 5 anos e de 6 lugares de difícil intervenção, a par de mais de 300 fotografias que captam a “evaporação” das Baixas de Lisboa e Porto.

Numa abordagem original desenvolvida pelo curador, o arquiteto Jorge Figueira, a ideia de “liquidez” é usada para celebrar a naturalidade com que a arquitetura portuguesa se relaciona com a intervenção em património construído. A Torre dos Clérigos, o edifício do Banco de Portugal e o Museu Abade Pedrosa são alguns dos casos “líquidos” expostos. Prosseguindo na metáfora, o estado “sólido” sensibiliza o público para os limites da reabilitação, através de exemplos de lugares ou edifícios de intervenção reconhecidamente complexa, como Sagres e a Alta de Coimbra.

Por fim, e realçando o enfoque absolutamente contemporâneo da exposição, configuram o estado “gasoso” as dinâmicas em curso nas Baixas de Lisboa e do Porto, que surgem retratadas, ao pormenor, através de três centenas de fotografias. São imagens que fixam o momento presente, sugerindo uma “evaporação” destes conjuntos patrimoniais que, contudo, poderá ainda evoluir no sentido de uma solidificação – só daqui a alguns anos se saberá.

A exposição evoca, entre outros, projetos dos arquitetos João Luís Carrilho da Graça, Adalberto Dias, Manuel Graça Dias/Egas José Vieira, Gonçalo Byrne/João Pedro Falcão de Campos, Gonçalo Byrne/Patrícia Barbas/Diogo Seixas Lopes, João Mendes Ribeiro, António Belém Lima, João Carlos dos Santos, Alexandre Alves Costa/Sergio Fernandez, Paulo Providência, Álvaro Siza/Eduardo Souto de Moura e Nuno Brandão Costa.

 

Visita guiada pela equipa de curadoria

28 fevereiro: 17h

Inscrições até ao dia 27 fevereiro: servicoeducativo@map.dgpc.pt

 

Quarta a sexta, das 10h às 18h, sábado e domingo, das 10h às 13h e das 14h às 18h


Ficha técnica:

Curadoria de Jorge Figueira


2,50 €

Local: