Grande Panorama de Lisboa
pelo Museu Nacional do Azulejo
Esta extraordinária obra, uma das mais importantes da coleção do Museu Nacional do Azulejo, é um documento iconográfico único para a história de Lisboa, pois mostra-nos a mais completa vista da cidade, a partir do rio Tejo, antes do terramoto que a destruiu em 1755.
Medindo cerca de 23 metros de comprimento, representa 14 km de costa, retratando palácios, igrejas, conventos e moradias, mas também toda uma vivência da cidade.
A autoria deste trabalho está associada a um dos primeiros mestres do fabrico de azulejos barrocos, o pintor espanhol Gabriel del Barco (n. 1648 – d.).
Este painel, de formato muito original, funcionava como lambril de azulejos, rodeando todo o espaço de um salão nobre de um palácio localizado perto do castelo, em Lisboa. O pintor quis oferecer ao observador a ilusão do olhar que teria uma ave que sobrevoasse Lisboa, forçando-o a rodar sobre si próprio para poder abarcar todo o conjunto, como se fosse a visão de Deus sobre essa bela cidade.
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