Habitar Siza: A Arquitetura por quem lá Mora

artes
10 setembro a 2 novembro 2024
vários horários
Palácio Sinel de Cordes
Habitar Siza: A Arquitetura por quem lá Mora

Em setembro tem início um novo ciclo de programação no polo cultural da Trienal. Da videoarte à música, da arquitetura aos sistemas alimentares, os formatos são diversos e todos de entrada gratuita.

Habitar Siza: A Arquitetura por quem lá Mora é a primeira das duas exposições a inaugurar nesta rentrée cultural. Analisando a forma como as pessoas que habitam espaços desenhados por Álvaro Siza experienciam e interagem com a disposição espacial dos seus apartamentos, as micro-tecnologias da casa, os espaços públicos dos edifícios e o estatuto de atração turística dos prédios onde moram, a mostra procura preencher a lacuna de investigação existente sobre a obra do arquiteto, no que diz respeito à receção e apropriação da sua arquitetura por quem lá mora.

O estudo debruça-se sobre três casos com populações de classe diferentes, desde a população de baixos rendimentos para quem o Bairro da Bouça, no Porto, foi originalmente concebido, à população de classe média-baixa da Malagueira, em Évora, e, finalmente, à população de rendimentos muito altos dos Terraços de Bragança, em Lisboa.

Terça a sábado, das 12h às 18h30


Local:

Campo de Santa Clara, 142 (Feira da Ladra)