Histórias do Cinema: John Carpenter/Jean-Baptiste Thoret
Crítico, historiador, curador e cineasta, Jean-Baptiste Thoret é um dos mais multifacetados, prolíficos e respeitados divulgadores, historiadores e pensadores do cinema da sua geração (…). Além da sua brilhante irrequietude, é-lhe característico um vasto conhecimento enciclopédico relativamente ao cinema mais popular e de culto dos anos 70 do século passado até à atualidade.(…)
É um grande conhecedor/ruminador e confesso admirador da paisagem americana e de cineastas tidos como menores pelo cânone oficial, mas que tão bem a corporizam ou põem em xeque, tais como Michael Cimino (a ele, e a uma certa América “perdida”, é dedicado um dos seus filmes, Michael Cimino, Un Mirage Américain), Peter Bogdanovich, Tobe Hooper, George A. Romero e, ocupando um lugar muito especial no seu corpus crítico, John Carpenter. (…)
O realizador de Assault on Precinct 13 e Halloween, que já mereceu uma retrospetiva na Cinemateca, acompanhada por um catálogo, no ano de 2008, intitulado John Carpenter – Memórias de um Homem Bem Visível, toma agora de assalto umas Histórias do Cinema com a assinatura de um cinéfilo e teórico estrepitosamente “carpenteriano”. (Cinemateca Portuguesa)
Programa aqui
Sessões-conferência | As intervenções de Jean-Baptiste Thoret serão feitas em inglês sem tradução simultânea
Local: