Identidade Nacional
João Pedro Rodrigues & João Rui Guerra da Mata
A obra de João Pedro Rodrigues & João Rui Guerra da Mata pode ser vista como uma poesia da deambulação do corpo no espaço urbano. Os fantasmas e as fantasias, as sombras e as suas danças, a dimensão do sagrado e do erotismo.
Em pleno Jardim do Príncipe Real, local iconográfico de deambulações de corpos LGBT, encontra-se o subterrâneo Museu da Água / Reservatório da Patriarcal. A BoCA convidou João Pedro Rodrigues & João Rui Guerra da Mata para apresentar a instalação Identidade Nacional numa descida às entranhas que recontextualiza os corpos que os realizadores têm vindo a filmar ao longo dos anos. Identidade Nacional (Príncipe Real) reúne filme, fotografia e adereços de obras anteriores dos artistas, numa reflexão sobre identidades, identidade de género e identidade nacional.
O filme O Corpo de Afonso (2013) de João Pedro Rodrigues procura através de um casting um ator para encarnar o primeiro rei de Portugal, D. Afonso Henriques. Um dos adereços idealizados por João Rui Guerra da Mata para o filme Morrer como um homem (2009) de João Pedro Rodrigues, é a máscara mortuária, em silicone, do seu protagonista, Tónia (interpretada por Deborah Krystal, figura iconográfica do travestismo em Portugal). Outras fotografias, de Maria Bakker e Jenny Larrue, compõem a instalação. O conjunto destes elementos questionam todos os códigos de comportamento, percepção e aparência e, nesse processo, estilhaçam qualquer ideia mais redutora de identidade a partir da forma como cada pessoa se expressa, como na leitura que os outros fazem tendo em conta uma atribuição de um género sexual, que imediatamente é percepcionado como estando associado a um comportamento tipificado.
Terça a domingo, das 12h às 20h
Excepto sextas, das 12h às 18h
Inauguração: 15 de março, às18H, com atuação de Deborah Krystal
2 €
Local: